21 jun 2014 - 11h28

Equador bate Honduras e sonha com classificação

Em uma noite fria, Curitiba recebeu as seleções de Honduras e do Equador em jogo válido pela segunda rodada da Copa 2014. A partida foi movimentada, com 6 gols marcados, mas apenas 3 validados.

Nas arquibancadas, pessoas do mundo inteiro se juntaram a muitos atleticanos para bater o recorde de público que havia sido alcançado na partida entre Irã e Nigéria: 39.224 pagaram ingresso para ver o jogo.

A partida

O jogo começou com ambas as equipes partindo para cima, buscando a vitória que não veio na primeira rodada para poder sonhar mais alto com a classificação para a segunda fase.

A primeira grande oportunidade foi do Equador e daquele que seria o artilheiro da noite. Após receber lançamento longo aos 19 minutos, Enner Valencia ficou cara a cara com o goleiro Noel Valladares, mas chutou para fora. Honduras deu a resposta pouco depois, mas Víctor Bernárdez cabeceou para fora após cobrança de escanteio.

A torcida presente no Caldeirão teve de esperar até os 31 minutos para, finalmente, gritar gol em uma partida de Copa do Mundo. Após lançamento longo da defesa, o zagueiro equatoriano Jorge Guagua errou no corte, e a bola sobrou limpa para Carlos Costly fuzilar no canto baixo do goleiro Alexander Domíguez. Primeiro gol na Baixada e primeiro gol de Honduras em uma Copa do Mundo após 32 anos!

Porém, a festa hondurenha durou apenas três minutos. Após arrancada, Juan Paredes chutou cruzado e a zaga apenas observou a bola passar. O único a se movimentar foi o avante Enner Valencia, que correu em direção à bola, já à caminho da linha de fundo, e tocou para o fundo do gol adversário.

Nos acréscimos, o primeiro dos três gols anulados. Brayan Beckeles fez a jogada e cruzou para Costly, que finalizou na trave. No rebote, Jerry Bengston fez o gol. O árbitro anulou o tento alegando toque de mão de Bengston, porém, tanto Jerry quanto Costly estavam impedidos no lance e o impedimento não foi marcado pelo bandeira.

A segunda etapa teve início com Honduras indo para cima, e logo no primeiro minuto Domínguez foi obrigado a fazer uma bonita defesa, realizando uma ponte no canto esquerdo alto, após chute de Beckeles.

Após um início rápido, a partida caiu, as duas equipes passaram a disputar a bola no meio campo e as chances se tornaram escassas. O panorama começou a mudar aos 16, quando Costly, em impedimento, tocou para Bengston fazer o gol. Gol anulado por Benjamin Willians.

Do segundo gol anulado até o segundo validado se passaram quatro minutos, até que a estrela do artilheiro Valencia voltasse a brilhar. Aos 20, Walter Ayoví bateu falta pela esquerda e Enner, livre de marcação, testou para o fundo das redes de Valladares. Segundo na partida e o terceiro na Copa do atacante equatoriano, agora um dos artilheiros do Mundial.

Honduras se lançou ao ataque enquanto o Equador apostava em bolas longas, principalmente para Antonio Valencia. E foi em uma jogada de Antonio Valencia que o terceiro gol anulado surgiu. O ponta equatoriano roubou a bola da defesa hondurenha e rolou para Enner Valencia marcar novamente, porém, o árbitro viu um toque de mão de Antonio e anulou a jogada.

Com o fim da partida, o Grupo E fica embolado pela segunda vaga. O Equador fica na segunda colocação, atrás da França que venceu seus dois jogos, com os mesmos 3 pontos da Suíça, mas com 0 de saldo enquanto os suíços possuem -2 neste critério. Já Honduras continua sem fazer pontos e com saldo -4. A última rodada do grupo terá o confronto entre Equador x França e Honduras x Suíça, com todas as seleções ainda podendo se classificar.

Já a Arena da Baixada fica na espera de seu próximo jogo, que será às 13h da próxima segunda-feira, 23. A partida entre Austrália e Espanha antes despertava grande interesse de todos, porém, agora será apenas a despedida das duas seleções da competição. O estádio atleticano ainda receberá na próxima quinta-feira, 26, a partida entre Argélia e Rússia.

FICHA TÉCNICA:
HONDURAS 1 X 2 EQUADOR

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 20 de junho de 2014, sexta-feira
Horário: 19 horas (de Brasília)
Público: 39.224 pessoas
Árbitro: Benjamin Willians (AUS)
Assistentes: Matthew Cream e Hakan Anaz (ambos AUS)
Cartões amarelos: Beckeles e Bengtson (HON); Antonio Valencia, Enner Valencia e Montero (EQU)
Gols: Honduras – Costly, aos 31 do primeiro tempo; Equador – Enner Valencia, aos 34 do primeiro tempo e aos 20 do segundo tempo

HONDURAS: Valladares; Beckeles, Bernárdez, Figueroa e Izaguirre (Juan Carlos Garcia); Claves, Garrido (Mario Martinez), Boniek Garcia (Marvin Chavez) e Espinoza; Bengtson e Costly. Técnico: Luis Fernando Suárez

EQUADOR: Domínguez; Paredes, Guagua, Erazo e Ayoví; Minda (Gruezo), Noboa, Antonio Valencia e Montero (Achilier); Enner Valencia e Caicedo (Edison Mendez). Técnico: Reinaldo Rueda



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…