26 jun 2014 - 21h49

Argélia e Rússia empatam na despedida da Copa na Arena

Os argelinos não vão esquecer a Arena da Baixada após a partida desta quinta-feira (26) pela terceira rodada do grupo H: foi no estádio curitibano que a equipe africana empatou com a Rússia em 1 a 1 e conseguiu pela primeira vez a classificação para as oitavas de final da Copa, para a festa dos torcedores argelinos na arquibancada – que comemoram com muita cantoria e até sinalizadores.

O gol russo foi marcado pelo atacante Kokorin nos primeiros minutos do primeiro tempo, mas o atacante Slimani empatou a partida na segunda etapa. A vitória deixou os argelinos em segundo lugar no grupo, com quatro pontos, enquanto a Rússia, do técnico italiano Fabio Capello, se despede do mundial na terceira posição, com dois pontos. A Bélgica ficou com o primeiro lugar e a Coreia na lanterna.

Depois de três partidas com pouca emoção, a Arena da Baixada finalmente recebeu um jogo com vários lances de gol. Capello colocou em campo uma equipe ofensiva, com três atacantes e aproveitou os muitos espaços deixados na defesa argelina para levar perigo ao gol do goleiro de M’bolhi.

A Argélia, por sua vez, não se intimidou perante o adversário e partiu para cima, obrigando o goleiro Akinfeev a fazer intervenções importantes para evitar a goleada.

Na próxima fase, os comandados do bósnio Vahid Halihodzic não terão vida fácil: na segunda-feira (30) enfrentarão a Alemanha no Beira-Rio as 17h. Já a Bélgica pega os Estados Unidos na terça-feira (01), na Arena Fonte Nova, em Salvador, também às 17h.

O jogo entre Argélia e Rússia também marcou a despedida da Arena da Baixada e de Curitiba na Copa do Mundo, já que a cidade não receberá os confrontos da fase mata-mata da competição.

O jogo

A primeira etapa começou com a Rússia abrindo o placar logo aos 5 minutos, quando o lateral Kombarov cruzou a bola na área, achando o atacante Kokorin sozinho para cabecear e abrir o placar para os russos. A Argélia tentou não se abalar e levar o time para o ataque, mas cedeu espaços para o contra-ataque russo, principalmente pela direita com o lateral Kozlov.

Outra característica do primeiro tempo foram as muitas faltas por parte das duas equipes. Depois de muito pressionar, a Argélia conseguiu levar perigo real de gol apenas aos 29’, quando o atacante Slimani cabeceou livre dentro da área e o goleiro Akinfeev espalmou a bola, salvando a Rússia. O time de Vahid Halihodzic apostou nas bolas pelo alto para tentar o empate, principalmente com o atacante Feghouli, mas defesa russa – bem postada – conseguiu segurar os ataques.

No segundo tempo, os argelinos voltaram a apostar em uma postura ofensiva e foram recompensados aos 14’, quando Akinfeev saiu mal do gol e Slimani cabeceou, empatando a partida. Os russos sentiram o gol e, nas idas para o ataque, deixaram espaços para a Argélia armar o contra-ataque.

Nos minutos finais da partida, o técnico Fabio Capello mudou algumas peças e passou a cercar a área argelina, mas pecou nas finalizações ou parou nas boas defesas do goleiro M’bolhi. A Argélia passou a se defender e, quando o juiz apitou o fim da partida, a festa argelina pela classificação inédita para as oitavas de final foi grande nas arquibancadas da Arena da Baixada.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…