O tão esperado retorno da torcida atleticana à Arena da Baixada está próximo. O jogo deste domingo contra o Bahia marcou o fim da punição imposta pelo STJD devido às brigas ocorridas no Campeonato Brasileiro de 2013.
Após as cenas de violência protagonizadas por torcedores atleticanos e vascaínos nas arquibancadas de Joinville, o STJD puniu ambos os times. Ao mandante rubro-negro a maior pena: a perda de nove mandos de jogos no Campeonato Brasileiro deste ano. Os cinco primeiros foram cumpridos a pelo menos cem kilômetros de distância de Curitiba. Os quatro restantes já na Arena reformada, mas com portões fechados para a torcida.
Antes da punição, o torcedor do Atlético já estava afastado da Arena desde o final de 2011, quando o estádio foi fechado para conclusão das reformas necessárias para receber a Copa do Mundo. Foram mais de dois anos e meio longe das arquibancadas do Joaquim Américo.
O próximo jogo com mando rubro-negro no Brasileiro acontece somente no dia 7 de setembro contra o Palmeiras. Entretanto o reencontro com a Arena será dias antes, pela Copa do Brasil. Dia 3 de setembro, contra o América-RN, o torcedor atleticano poderá finalmente voltar para sua casa.