Análise do jogo: Claudinei começou a mexer
Após o empate contra o Palmeiras e com alguns treinos, Claudinei Oliveira modificou o esquema tático para jogar contra o Grêmio. Do 4-2-3-1, contra o Tricolor Gaúcho, o Atlético atuou no 4-4-2. Já este time gaúcho começou a partida no 4-3-3:
Atlético no 4-4-2 e Grêmio no 4-3-3 [foto: FURACAO.COM/ Caio Gondo]
No novo esquema tático, Marcelo foi o maior beneficiado. Sem ter que voltar para compor o sistema defensivo, o camisa 7 rubro-negro só se movimentou ofensivamente. Enquanto a que a segunda linha de 4 defensiva da equipe passou a ser formada por Nathan, Deivid, João Paulo e Marcos Guilherme.
Apesar da liberdade defensiva para Marcelo, o Furacão não criou tanto no primeiro tempo. E nem o Grêmio. A primeira etapa ficou marcada sistema defensivo encaixado facilmente nos jogadores do Atlético e pelo sistema ofensivo gaúcho dependente de Barcos. Como o camisa 9 não conseguia segurar a bola para que os seus meias aproximassem dele, o Tricolor Gaúcho pouco atacou também. As duas equipes finalizaram somente nove finalizações na etapa inicial.
Já no fim do primeiro tempo, Felipão colocou Giuliano no lugar de Wallace. Através desta substituição, o Grêmio passou a jogar no 4-2-3-1 e desequilibrou os encaixes de marcação das duas equipes.
Com Giuliano, Deivid e João Paulo perderam a referência defensiva. [foto:FURACAO.COM/ Caio Gondo]
No segundo tempo, o Grêmio jogou mais avançado, pressionou desde a saída de bola atleticana e passou a ter três jogadores se aproximando de Barcos, em ação ofensiva. Já o Atlético buscava a compactação entre intermediárias, mas em ação defensiva, Dellatorre e Marcelo pouco participavam.
As entradas de Sidcley e Hernani não modificaram o esquema, mas a de Mosquito fez o time alterar para o 4-2-3-1. No Grêmio, as entradas de Fernandinho e Lucas Coelho mantiveram o 4-2-3-1 que a equipe passou a jogar depois da entrada de Giuliano. Com o gol sofrido aos 46 do segundo tempo, o Atlético não teve tempo de reação e aumentou para seis a sua sequência sem vitória neste Campeonato Brasileiro.
Fim de partida: Atlético e Grêmio no 4-2-3-1.[foto: FURACAO.COM/ Caio Gondo]