O primeiro estudo realizado pela Trevisan Escola de Negócios que é uma instituição de ensino superior que forma, desenvolve e atualiza gestores de negócios- em parceria com a Maksen Consulting, classificou o Furacão como o líder do Índice de Desenvolvimento Esportivo IDE- do Brasil. Segundo o estudo, este indicador é capaz de comparar o desempenho de clubes, times ou confederações esportivas, além de sinalizar pontos menos desenvolvidos e propor oportunidades de melhoria para cada elemento avaliado.
O IDE foi feito a partir de um questionário com mais de 100 perguntas e foi dividido em três subíndices: ativos, gestão e resultados. Estes por sua vez foram formados por dez pilares: infraestrutura, recursos humanos, governança, organização, captação e manutenção do elenco, desenvolvimento do elenco, marca, resultado esportivo, resultado financeiro e resultado social. Já estes pilares foram subdivididos em 36 indicadores.
O Rubro-Negro teve a melhor nota final (66,7), enquanto a média de todos os participantes foi de 53,4 pontos. Ainda no mesmo estudo, o Furacão teve notas máximas no pilar desenvolvimento do elenco e em 18 indicadores de pilares.
Segundo o levantamento, o Clube Atlético Paranaense alcançou a primeira posição graças ao equilíbrio e desempenho em todos os Pilares do Índice. O clube mostra a importância de uma gestão equilibrada e estruturada em diversas frentes.