O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
27 mar 2015 - 20h17

Ainda dá tempo de salvar o nosso Atlético

O momento é esse. Ainda dá tempo.

Você que é um Atleticano desde berço, sabe que pode ajudar.

Quem é Atleticano por paixão à primeira vista, pode contribuir.

O Atleticano que se converteu ao ver a força e vibração dessa torcida saberá entender o que tenho a escrever.

Você que já sofreu, vibrou, cantou e esbravejou no nosso Caldeirão sabe bem o valor que nossa camisa Rubro-Negra tem. Só vc sabe o tamanho deste amor.

Escrevo convocando e conclamando o Atleticano que ama seu clube só pelo fato dele existir. Por ser vermelho e preto, simples assim. Por ser time do povo, embora uma minoria não queira isso.
Nós somos o Atlético, a mescla e resultado de uma união entre o Vermelho e o Preto, do International (clube da elite Curitibana) e do América (clube modesto, mas de bom apelo popular).

-Atleticano, NÃO DEIXE QUE MUDEM O ATLÉTICO! Não é pira, não é teoria da conspiração nem sequer estou profetizando o apocalipse em nosso quintal. Raciocine e utilize seu espírito crítico. Para começar, quero destacar que não sou da turma do MM e tampouco do Coroné. Não sejamos ingratos e reconheçamos que MUITO ajudou ao Clube ATLÉTICO Paranaense o visionário e polêmico Petraglia. E tivemos muitos outros, cada um com sua contribuição, nestes 91 anos de História.

Sou Atleticano e não quero saber de rótulo algum, seria uma honra se me chamassem de Rubro-Negro. Cores vivas, que simbolizam além da nossa união, o respeito à nossa História e tradição deste clube que em breve fará 100 anos.

Não somos neutros, nem apáticos, muito menos cinza. Somos torcida de sangue latino, conhecida como uma das mais vibrantes deste continente. Somos TORCEDORES e não somente espectadores ou consumidores do ‘espetáculo’, como querem.

Escuto de todos os lados que a alma do Atlético é sua torcida, o seu maior patrimônio.Mas eu pergunto: qual o incentivo e retorno que estamos recebendo para que a nossa Paixão se inflame cada vez mais?

Não somos ‘modinha’, mas convenhamos que títulos e um bom elenco ajudam sim a conquistar novos torcedores e consequentemente, a aumentar o número de sócios para aquilo que aquele que se considera o dono do clube crê que seja o ideal: os 40 mil sócios.

Como conseguir isso? Com esse plano de sócio torcedor nestes valores e com esse time que aí está é que não. Entendo que o plano de sócios é uma excelente ajuda, mas não esqueçamos do maior responsável pelo sustento dos clubes: o patrocínio e a televisão. O Atlético que não fuja da responsabilidade de ter um departamento de Marketing atuante e eficiente e não culpe o próprio torcedor por não ter condições de competir até a nível Estadual de igual para igual com nossos rivais.

Não considero eficiente por exemplo,romper contrato com a AEG, perder a oportunidade de lotar a Baixada em um Show do Foo Fighters por pura falta de maleabilidade, por perder a cada dia mais e mais sócios e só ver cinza e espaços cinzas em jogos no que era pra ser um verdadeiro Caldeirão. Onde está o vermelho deste Caldeirão? Nas nossas camisas? Estavam nas bandeiras, que proibiram também? Então,pela quantidade de torcedores, não tem fogo suficiente para chamar de Caldeirão. Este estádio é nosso, é do Atlético, tem que ter nossas cores e nossa alma. O vermelho e preto tem que estar em todo o lugar. E se vc não liga pra isso VC NÃO É ATLETICANO!! Você é apenas um cego fã de um excelente administrador, mas que é mortal, já tem + de 70 anos e que já contribuiu muito para nosso clube, porém agora mostra que é hora de descansar e parar.

Não confundam gratidão com apatia e obediência cega. Sejamos razoáveis, concordemos que ele não trabalhou nem realizou tudo sozinho, embora tenha méritos de muito do que foi realizado, principalmente em termos de estrutura. Mas o que me nego é a continuar apoiando a quem não quer a União, que desagrega e já não mais quer quer que o nosso Atlético evolua, mas que MUDE NA ESSÊNCIA. Que em nome de toda a modernidade, o PERFIL DO TORCEDOR também mude. O que é o detalhe da cor do clube então, para quem considera normal colocar grama sintética em um estádio e que já está ‘largando os betes’ de cuidar do nosso gramado, que perde para o do Ecoestádio? Me respondam uma coisa: como pode o Atlético, um CLUBE DE FUTEBOL que quer ser um dos maiores do mundo, não fazer como os demais, que respeitam sua torcida, respeita suas tradições e que CUIDA DO TAPETE EM QUE A REALEZA DO FUTEBOL DESFILA? Que clube gigante que quer tornar artificial o gramado, meu Deus???? TODO CLUBE GRANDE NO MUNDO, cuida do seu gramado adequadamente e tem um TAPETE NATURAL! No gramado sagrado onde jogaram Djalma Santos, Sicupira, Caju, Bellini, Nilson Borges, Jackson, Cireno, Zé Roberto, e N craques não pode ser ARTIFICIAL. Que o Atlético não se preste a assinar um atestado de incompetência e inventar a roda. PAREM DE DEIXAR MEU ATLÉTICO SINTÉTICO E CINZA!!!

Rumores de Mascote novo (largaram no limbo o cartolinha), escudo novo, não mais chamar pelo seu nome que é Atlético… -cores novas, torcida com perfil novo. Daqui a pouco é o nosso Hino também. Desculpem, este não é meu Atlético e vou brigar até o fim contra esta verdadeira conspiração CINZENTA E ELITISTA que está ocorrendo em nosso clube.Nossos conselheiros passam a impressão para a torcida que são meros fantoches e capachos de um cidadão que acha que é maior que o próprio clube. Dúvidas disso? Quem não sabe que ele bradou em alto e bom som que ‘se sente ofendido e envergonhado de estar presidindo este clube’, que ‘este clube não merece me ter como Presidente’. Como que não houve UM ATLETICANO SEQUER que não tenha se indignado e respondido tamanho desaforo para com nosso clube e nossa torcida?

Tenhamos indignação senhores. Rubro-Negro é QUEM TEM RAÇA, e não teme a própria morte!!!
Torço agora para que tenhamos opções e que na Direção do nosso clube tenha um Atleticano com alma de Atleticano, que goste das nossas cores, de nossa torcida do jeitão que ela é, e claro, que seja um dirigente competente.

Que os Atleticanos de boa vontade, puritanos se unam a favor do Atlético que conhecemos, e não de um ‘projeto’ que se desenha cinza, gélido e desrespeitoso para com o passado. O CORAÇÃO ATLETICANO ESTARÁ SEMPRE VOLTADO PARA OS FEITOS DO PRESENTE E AS GLÓRIAS DO PASSADO!

Insisto, não sejamos apáticos, sem opinião, omissos e cegos diante de uma Diretoria cuja torcida do clube que está dirigindo está aflita, necessitando de maior atenção. Cuja torcida não contempla somente os sócios-torcedores, mas os MILHÕES de Atleticanos, de todos os tipo e classes sociais. Mas o que mais sentimos falta em nossa casa: dos apaixonados Atleticanos que se aventuravam a pagar seu ingresso ocasionalmente.Estes, hoje já não conseguem, pela hipervalorização e majoração do preço do ingresso. Como se o coitado que pagaria de modo sofrido os cinquentão para ver um jogo do seu “Trétis” pudesse simplesmente pagar R$ 100 reais por mês, isso se quiser “agitar” com a Fanáticos, de pé.

O Atlético é MUITO maior do que o Semi-Deus opressor da opinião contrária que aí está. Conclamo a todos Atleticanos a se empenharem nas discussões sadias, a refletirem que Atlético que queremos e a agirem, convencendo os demais e realizando uma verdadeira campanha, uma batalha pelo Rubro-Negro.

Fosse MCP uma pessoa aberta e sensata, ouviria sim nossos clamores e mudaria algo. Mas não quer, infelizmente. Se não quer, pelo menos podemos tentar fazer valer a nossa vontade.

Surgirão alguns candidatos à oposição. Quer surjam várias opções. Os Atleticanos têm uma arma para mudar esse rumo cinzento: O VOTO. Certamente, os devotos do que se considera dono do clube rotularão como ‘a volta do MM’, ‘vendilhões do templo’, ‘traidores’ e ‘retrocesso puro’…mas uma coisa é certa: as pessoas tem, assim como na política, o seu tempo. E é tempo de mudar, retomando nosso orgulho de sermos Rubro-Negros da Baixada, de sermos o TIME DO POVO, de sermos a mais vibrante torcida que há.

Viva o Atlético!
Viva o Atleticanismo!
Viva e seja Atleticano!



Últimas Notícias