O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
27 mar 2015 - 9h18

Para sempre

Foram as cores. As cores rubro-negras espalhadas num pedaço de pano – uma pequena bandeira – despertaram em mim a primeira paixão. Paixão de criança, que só fez aumentar durante toda a minha vida. Era 1968, ano que não terminou. Era tempo de revoluções, no mundo em guerra fria e no meu coração que esquentava. As primeiras lágrimas num estádio vieram logo depois. Meus olhos acompanharam o destino trágico que aproximou a bola da cabeça de Paulo Vecchio, aos quarenta e seis minutos de uma decisão que não se apaga da memória, para decretar o gol ladrão, carrasco da na nossa alegria. Perdemos. E perdemos em muitos anos seguintes. O delírio dos que desceram e subiram a serra em 1970, na festa tardia dos campeões, parecia congelado. Estaríamos condenados ao fracasso eterno?

Sabíamos que não. Contra a lógica dos quadrados, dos disciplinadores, dos chatos, subvertemos a ordem quando era pecado subverter. Amamos intensamente quando amar era perigoso. Levantamo-nos, plenos de energia, cada vez que nossa morte se anunciava. Ao som do hino emocionante, fomos à luta – em casa, na Baixada velha, ou em qualquer outro lugar, em qualquer um dos exílios a que a vida nos submeteu. Resistimos, enfim, marcados pelo tempo que destroi e renova.

São as cores, as cores rubro-negras, quanto mistério! Cores que desbotam para se encher de brilho depois. E mais brilho, e mais, e mais… Movimento contínuo, para sempre, como é para sempre o Clube Atlético Paranaense.

(Com este texto, publicado originalmente em 26/03/08, presto minha homenagem ao Clube Atlético Paranaense, paixão que sobrevive em mim e em milhares de corações brasileiros)



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…