A participação do Atlético para a Copa do Brasil de 2016 pouco será afetada pela classificação do time para o Torneio da Morte de 2015 do Campeonato Paranaense. Essa ruim participação rubro-negra no estadual somente afetará em um dos critérios técnicos da participação do torneio nacional, já que o Furacão manterá a disputa por duas vias a Copa do Brasil.
Dos critérios técnicos para a participação da Copa do Brasil do ano posterior, são levados em consideração os três seguintes: 1) Pertencer ao grupo dos seis clubes (número máximo) classificados para a Copa Libertadores da América do ano anterior; 2) Pertencer ao grupo dos 70 clubes oriundos dos certames estaduais/ Distrito Federal, excluídos os clubes do critério 1; 3) Pertencer ao grupo dos 10 clubes oriundos do Ranking Nacional de Clubes, excluídos os clubes dos critérios 1 e 2.
Diante destes critérios e da participação do Torneio da Morte no Campeonato Paranaense de 2015, o Rubro-Negro manterá a disputa para se classificar para a Copa do Brasil de 2016 pelos critérios um e três. Desse modo, podendo classificar via Copa Libertadores da América ou via o Ranking Nacional de Clubes.
Esse ranking leva em consideração a participação dos últimos cincos anos dos clubes em relação à participação no Campeonato Brasileiro das séries A, B, C e D- e na Copa do Brasil. Sendo que a participação nas divisões de maiores níveis têm maiores pontuações do que as inferiores, e multiplica-se por diferentes fatores (5, 4, 3, 2 e 1) de acordo com a participação do ano mais próximo em relação ao mais distante.
De acordo com a CBF, a posição do Atlético no Ranking Nacional dos Clubes para 2015 é a 10ª, com 12.524 pontos.