28 abr 2015 - 0h03

Conheça o Tupi, adversário do Furacão na segunda fase

Fundado em 1912, o Tupi Football Club atualmente disputa a Série C do Campeonato Brasileiro. O "Galo Carijó", como é conhecida a equipe de Juiz de Fora-MG, é o adversário do Furacão na segunda fase da Copa do Brasil, com o jogo de ida nesta terça-feira (28), às 21h50, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, também conhecido em Minas como Helenão.

Tradicional equipe do interior mineiro, o Tupi foi campeão da Série D de 2011 e Campeão do Interior em 2012. Em 2013, viveu uma cena que se tornou folclórica no futebol brasileiro, marcada principalmente pela desorganização. O time disputava a quarta divisão do Nacional, em partida pelas oitavas de final contra o Aparecidense, com o placar empatado em 2 a 2 até os 44’ do segundo tempo, resultado que eliminaria os mineiros. Em um arremate do Tupi a gol, o massagista Esquerdinha, do Aparecidense, invadiu o campo e impediu que a bola entrasse ocasionando numa grande confusão que paralisou o jogo por 20 minutos e o Tupi acabou ganhando na justiça o direito de jogar a próxima fase da competição.

Outro acontecimento que ficou marcado na história da equipe de Juiz de Fora foi no final dos anos 60,quando o Tupi viveu o auge de sua história. O clube bateu as três grandes equipes da capital mineira (Cruzeiro, Atlético e América) em partidas seguidas e passou a ser conhecido como “Fantasma do Mineirão”. Vale lembrar que, na época, o Cruzeiro possuía um dos elencos mais fortes do Brasil, com uma equipe que tinha craques como Tostão, Dirceu Lopes, Piazza, entre outros grandes jogadores. A fama do “Fantasma do Mineirão” foi tanta que o Tupi foi convidado a treinar com a Seleção Brasileira da época, que tinha jogadores como Garrincha e Pelé.

O time alvinegro do interior de Minas também teve atletas renomados em seu elenco, como durante a passagem relâmpago de Romário no Galo Carijó, em 2006. Na ocasião, o Baixinho buscava o milésimo gol da carreira e chegou a vestir a camisa do Tupi e se apresentar como reforço. Porém, nunca chegou a estrear pela equipe mineira, preferindo na mesma época uma transferência para o Miami FC.

Palco da partida desta terça-feira (28), o Helenão foi inaugurado em 1988, numa área de 90 mil m². No ano seguinte, no dia 2 de dezembro, recebeu a partida entre Flamengo e Fluminense na despedida de Zico, que marcou o primeiro gol do jogo com vitória flamenguista por 5 a 0. O local é pré-indicado pelo Comitê Olímpico Brasileiro para locais de treinamentos dos Jogos de 2016.

Estádio de Juiz de Fora é indicado para treinamentos nos Jogos Olímpicos [foto:divulgação]


Em campo, o Tupi disputa este ano a Série C do Brasileirão, sob o comando do técnico Leston Junior, tendo como principal nome o atacante Daniel Morais. Para o jogo contra o Atlético, a equipe poderá estrear o atacante Felipe Augusto, inscrito no BID da CBF nesta segunda-feira. No entanto, os jogadores Kaio Wilker, Junior Lemos e Gabriel Davis não tiveram a situação regularizada e não poderão estrear contra o Furacão.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…