Vai começar o Brasileirão 2015
A partir deste sábado o Atlético e mais 19 equipes iniciam a disputa do mais importante campeonato do Brasil, o Brasileirão 2015. Serão 38 rodadas disputadas entre os dias 9 de maio e 6 de dezembro, reunindo equipes de oito estados diferentes, com destaque para São Paulo com cinco representantes e especialmente Santa Catarina, com quatro equipes na elite do futebol nacional.
Ao final da temporada, além do campeão, serão classificados os outros três ou quatro melhores times para a Copa Libertadores de 2016 (dependendo dos resultados da Copa do Brasil e Sul Americana) além do rebaixamento das quatro piores equipes.
A Furacao.com preparou uma reportagem especial com informações sobre os adversários do Atlético, arrolando pela ordem das partidas. Coincidentemente o Atlético enfrenta nas quatro primeiras rodadas, quatro campeões estaduais!
Não perca as informações a seguir e siga na torcida pelo rubro-negro:
1ª rodada 10 de maio Arena da Baixada
INTERNACIONAL:
O Sport Club Internacional inicia o Brasileiro dividindo atenção com a disputa da fase eliminatória da Libertadores da América. O Colorado gaúcho busca o título nacional que não conquista há 36 anos e aposta num time muito coeso e no reformulado Beira Rio como trunfos para isso.
Brasileirão 2014: 3ª colocação
Estadual 2015: Campeão gaúcho
Destaque: o meia argentino e capitão D´Alessandro segue sendo a principal arma ofensiva da equipe comandada por Diego Aguirre. Nilmar e Alex também são jogadores de grande habilidade e que podem fazer a diferença.
Ex-atleticanos: Rafael Moura
Confrontos: em 2014 o Internacional venceu as duas partidas diante do Furacão, por 2 a 1 no Beira Rio, e por 1 a 0 na Arena da Baixada.
2ª rodada 16 de maio Serra Dourada
GOIÁS:
O esmeraldino do Centro-Oeste chega ao Brasileiro com a torcida na bronca com a direção, acreditando que o time deveria ser mais ousado e ambicioso nas contratações. A fama de clube organizado e bem administrado já não satisfazem o torcedor, que crê possuir o único clube goiano na competição poderio para sair das posições intermediárias do Brasileiro.
Brasileirão 2014: 12ª colocação
Estadual 2015: Campeão goiano
Destaque: o meia atacante Felipe Menezes é habilidoso e agora com 27 anos parece estar em sua melhor fase, tendo feito 2 gols nas partidas decisivas que deram o 25º título estadual ao Goiás. É homem de confiança do treinador Hélio dos Anjos.
Ex-atleticanos: nenhum
Confrontos: em 2014 cada time fez sua lição de casa. Em Goiânia, os locais venceram por 3 a 1, e na Arena, com um golaço de Marcelo, o Atlético faturou por 1 a 0.
3ª rodada 24 de maio Arena da Baixada
ATLÉTICO MINEIRO:
O Galo vem fazendo história nos últimos tempos, mas também maltratando o coração de seu torcedor. No final das contas as viradas improváveis em partidas épicas tem colocado o time treinado pelo curitibano Levir Culpi em evidência. Assim como o Internacional, o alvinegro mineiro também inicia o Brasileiro dividindo atenções com a disputa da Libertadores, o que pode ser benéfico ao Rubro-Negro.
Brasileirão 2014: 5ª colocação
Estadual 2015: Campeão mineiro
Destaque: depois da saída de Ronaldinho Gaúcho já no ano passado e do ídolo Diego Tardelli este ano, está cabendo ao atacante Lucas Prato fazer os gols que vem dando vitórias do Galo Mineiro. O argentino além de oportunista tem boa visão e serve muito bem os companheiros.
Ex-atleticanos: Pedro Botelho
Confrontos: uma derrota por 3 a 1 no Independência, onde o Furacão havia lhe tirado uma longa invencibilidade em 2013, e uma vitória em casa com gol de Paulinho Dias após desvio da defesa foram os resultados entre as equipes em 2014.
4ª rodada 30 de maio Arena Joinville
JOINVILLE:
Brasileirão 2014: Campeão da Série B
Estadual 2015: Campeão catarinense
Destaque: Wellinton Junior foi o melhor jogador do catarinense e é um verdadeiro motorzinho na equipe do Joinville. Com 21 anos o atacante tem agora a oportunidade de jogar na Série A e comprovar que não vive somente uma boa fase.
Ex-atleticanos: Bruno Furlan, Mário Sérgio, Sueliton, Héracles e Dráusio
Confrontos : a equipe catarinense não disputa a Série A do Brasileiro desde 1986. Naquele ano, venceu o Atlético por 2 a 0 em Santa Catarina. O último confronto em nacionais foi no ano seguinte pelo Módulo Amarelo do Brasileiro (equivalente a uma segunda divisão), com vitória atleticana por 2 a 1 também em terras catarinenses.
5ª rodada 03 de junho Arena da Baixada
FIGUEIRENSE:
O alvinegro de Florianópolis foi vice campeão estadual e aposta na mescla de jogadores revelados na base com atletas mais experientes para não passar sufoco no campeonato deste ano. Pela Copa do Brasil o Figueira enfrenta seu rival Avaí e pode priorizar esta competição no início do Brasileirão.
Brasileirão 2014: 13º colocado
Estadual 2015: vice-campeão
Destaque: O polêmico meia Carlos Alberto, com várias passagens pelas equipes cariocas, acertou com o clube catarinense por um ano e deve ser seu principal jogador no Brasileiro.
Ex-atleticanos: Marcão
Confrontos: Duas boas vitórias do Furacão na última temporada: 3 a 1 em Florianópolis, com hat-trick de Coutinho, e 3 a 0 na Baixada, com um golaço de Dellatorre.
6ª rodada 06 de junho Arena da Baixada
VASCO:
O Vasco da Gama volta a elite do Brasileiro depois de ter caído justamente no confronto diante do Atlético em 2013, na batalha de Joinville que culminou com duras penas às duas equipes. O ex-treinador atleticano Doriva montou um time competitivo e que conta com a qualidade e estrela do atacante Dagoberto, que mal chegou em São Januário e já foi campeão, repetindo o que havia conquistado no Cruzeiro, seu clube anterior.
Brasileirão 2014: 3º colocado na Série B
Estadual 2015: campeão carioca
Destaque: Sem um grande protagonista, o Vasco aposta na técnica e habilidade dos veteranos para se dar bem no Brasileiro. No meio-campo, Julio dos Santos (32) e Marcinho (30) levam o time à frente, onde Dagoberto (32) tem a função de dar um ponto final para as jogadas construídas.
Ex-atleticanos: Julio dos Santos, Dagoberto e Mosquito
Confrontos: Em 2014 o clube carioca disputou a Série B. Os últimos embates foram em 2013, quando o Atlético empatou por 0 a 0 no Rio e goleou por 5 a 1 em Joinville, jogo marcado não só pela goleada e rebaixamento do Vasco, mas, também, pelas cenas de barbárie protagonizadas pelas torcidas organizadas no estádio.
7ª rodada 14 de junho Arena do Grêmio
GRÊMIO:
Longe de montar elenco com jogadores famosos e em época de readequação orçamentária o Grêmio faz de sua moderna Arena um trunfo para garantir bons resultados dentro de casa. Sem o brilho de antes mas mantendo a sua tradicional raça o Grêmio promete ser um osso duro ára os adversários podendo surpreender na competição.
Brasileirão 2014: 7º colocado
Estadual 2015: vice-campeão
Destaque: A equipe gaúcha tem um elenco de peso. O destaque maior fica para Marcelo Grohe, goleiro convocado por Dunga para a disputa da Copa América, mas jogadores como Giuliano, Douglas e o uruguaio Cristian Cebolla Rodríguez não podem ser esquecidos.
Ex-atleticanos: Rhodolfo
Confrontos: Uma vitória magra para cada lado na última temporada: 1 a 0 Atlético em Florianópolis, 1 a 0 Grêmio na Arena Grêmio.
8ª rodada 21 de junho Arena da Baixada
CORITIBA:
O Coritiba tentou reforçar o elenco com a vinda de jogadores experimentados como Wallysson e Welinton Paulista, mas ainda padece de mais criatividade desde a aposentadoria do meia Alex. O fator Couto Pereira deve ajudar a equipe a somar pontos na fuga do rebaixamento.
Brasileirão 2014: 14º colocado
Estadual 2015: vice-campeão
Destaque: Ainda que conte com jogadores mais renomados como Wellington Paulista, Wallysson e o queridinho da imprensa local, Keirrisson, quem se destacou até o momento foi o jovem Rafhael Lucas. Com habilidade, faro de gol e oportunismo, foi artilheiro do estadual e é esperanças de gol no Coritiba.
Ex-atleticanos: João Paulo e Wallysson
Confrontos: No primeiro turno o Furacão conseguiu uma boa vitória por 2 a 0 em casa, já no segundo o triunfo foi do adversário, que venceu por 1 a 0 no Couto.
9ª rodada 28 de junho Moises Lucarelli
PONTE PRETA:
Brasileirão 2014: Vice-campeã da Série B
Estadual 2015: eliminada nas quartas de final do campeonato paulista
Destaque: O meia Renato Cajá, de 30 anos, retornou no último ano ao clube que lhe deu destaque e é o principal articulador de jogadas da equipe. O experiente atacante Borges também não pode ser ignorado.
Ex-atleticanos: Juninho, Renato Chaves, João Carlos
Confrontos: Os últimos jogos contra a Macaca foram em 2013, ano de seu rebaixamento. Na ida em Campinas, partida eletrizante e 4 a 3 para o Furacão, com o gol da vitória marcado por Marcão nos acréscimos do segundo tempo. Na volta, nova vitória atleticana, dessa vez por 1 a 0.
10ª rodada 01 de julho Arena da Baixada
SÃO PAULO:
O São Paulo vive um momento bastante inconstante de sua vida. Vaiado nos jogos em casa, tendo que aceitar a demissão do campeoníssimo treinador Muricy Ramalho e convivendo com a alternância de boas e más atuações de jogadores famosos como Alexandre Pato, Ganso e Luis Fabiano, o tricolor começou a reagir e segue firme na disputa da Libertadores. Possui um elenco forte mas que parece ainda não ter se encaixado.
Brasileirão 2014: vice-campeão
Estadual 2015: semifinalista do campeonato paulista
Destaque: A equipe paulista dependerá dos lampejos, e da falta de lesões, de Paulo Henrique Ganso e Alexandre Pato para se dar bem no Brasileiro.
Ex-atleticanos: Michel Bastos, Wesley
Confrontos: Na última temporada o Atlético não conseguiu vencer o São Paulo, mas por conta da arbitragem. No primeiro turno a vitória seria do Furacão, por 2 a 1 com gol de Cléo aos 44 do segundo tempo, porém, o árbitro da partida ignorou o domínio na mão de Luis Fabiano aos 46, e o atacante fez o gol de empate. No segundo turno vitória paulista por 1 a 0.
11ª rodada 05 de julho Mineirão
CRUZEIRO:
Atual bi campeão brasileiro o Cruzeiro inicia o Brasileiro ainda disputando a Libertadores onde enfrenta o São Paulo. Bastante modificado com relação aos últimos anos, a Raposa tem em jogadores operários como Willians, De Arrascaeta e Henrique uma boa espinha dorsal, contando ainda com a manutenção do bom goleiro Fábio e do treinador Marcelo Oliveira.
Brasileirão 2014: Campeão
Estadual 2015: semifinalista do campeonato mineiro
Destaque: O grande time do Brasil nas últimas temporadas perdeu seus principais jogadores, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart. Agora, o clube de Minas aposta no jovem uruguaio Giorgian De Arrascaeta, de apenas 20 anos, para levar o time a mais um título, enquanto o goleiro Fábio continua sendo a principal referência da defesa.
Ex-atleticanos: Paulo André, Manoel, Willian
Confrontos: Foram duas vitórias do bicampeão brasileiro contra o Rubro-Negro em 2014: 3 a 2 no Mané Garrincha, com mando atleticano e com Dráusio expulso quando o Atlético vencia por 2 a 1, e 2 a 0 no Mineirão.
12ª rodada 08 de julho Itaqueirão
CORINTHIANS:
Considerado pelos especialistas como o mais forte e coeso time do Brasil na atualidade time comandado pelo competente treinador Tite iniciou o ano mostrando serviço. A perda de uma longa invencibilidade diante do São Paulo e eliminação em casa nas semi do paulista para o rival Palmeiras começaram a mostrar deficiências no time corinthiano. O fator casa inclusive deve ser um dos trunfos do Timão que entra no campeonato como um dos favoritos à conquista.
Brasileirão 2014: 4º colocado
Estadual 2015: semifinalista do campeonato paulista
Destaque: O ex-atleticano Jadson, maestro da equipe, e o atacante peruano Paolo Guerrero, maior artilheiro estrangeiro do clube, são as maiores armas do Corinthians de Tite, que ainda conta com Emerson Sheik e Vágner Love no elenco.
Ex-atleticanos: Jadson
Confrontos: Pedra no sapato do Timão, o Furacão conseguiu um empate e uma vitória na última temporada. Jogando em São Paulo, empate por 1 a 1, enquanto que na partida no Caldeirão a vitória foi por 1 a 0, gol de Cléo.
13ª rodada 12 de julho Arena da Baixada
FLUMINENSE:
Com a saída do antigo patrocinador que financiava boa parte das despesas do clube carioca, o Fluminense voltou a sua habitual crise financeira. Brigas, juntamente com o Flamengo, contra a Federação Carioca foram os episódios mais marcantes do primeiro quadrimestre do tricolor. Os comandados do inventivo Professor Ricardo Drubsky tem a missão de fazer o Flu não passar sufoco neste Brasileiro.
Brasileirão 2014: 6º colocado
Estadual 2015: semifinalista do campeonato carioca
Destaque: O Fluminense segue sua tradição de investir muito na base, mas quem comanda a rapaziada e segue como líder natural do grupo é o veterano atacante Fred, ex-Seleção Brasileira e que ainda mostra talento para fazer os gols que o time precisa.
Ex-atleticanos: nenhum
Confrontos: O Atlético tem tido sérias dificuldades nas partidas contra o Fluminense, vencendo pela última vez em 2009. Na última temporada, derrotas por 3 a 0 em casa, primeira derrota oficial na reformada Baixada, e 2 a 1 fora.
14ª rodada 19 de julho Arena da Baixada
CHAPECOENSE:
Sem sombra de dúvidas a Chape foi uma das maiores surpresas do Brasileiro 2014. Pela primeira vez na elite do futebol nacional, a equipe do oeste catarinense fez bonito, aplicou algumas goleadas surpreendentes dentro de casa e se manteve na Série A, objetivo maior em sua primeira temporada. Mesclando jogadores conhecidos que tiveram relativo sucesso com outros ainda buscando um lugar ao sol, a Chape pretende se firmar no meio da tabela este ano no nacional.
Brasileirão 2014: 15º colocado
Estadual 2015: participou do hexagonal final do catarinense, terminando na terceira posição
Destaque: O experiente volante Richarlyson, que desistiu de sua aposentadoria na última temporada para atuar pela Chapecoense, é o grande nome da equipe. No ataque, a aposta é na volta do também veterano Bruno Rangel, que foi destaque da Série B em 2013 pelo time de Chapecó.
Ex-atleticanos: Silvio, Bruno Silva, Maranhão
Confrontos: As duas partidas do Brasileirão 2014 foram as únicas entre Atlético e Chapecoense por campeonatos nacionais. E o início não foi bom para o Rubro-Negro: um empate, por 1 a 1 em casa, e uma derrota, por 3 a 0.
15ª rodada 26 de julho Arena da Baixada
AVAÍ:
Ao lado do Atlético foi o time de Série A com o início de ano mais bizarro, obrigando-se a disputar quadrangular final contra o rebaixamento no certame local. A exemplo do Furacão que foi campeão do torneio da morte, o alviceleste se salvou da queda, mas não da bronca da torcida. A falta de experiência do time em contraponto a alguns veteranos que já não rendem como antes pode prejudicar a campanha do Avaí, um dos candidatos a figurar na parte de baixo da tabela do Brasileirão 2015.
Brasileirão 2014: 4º colocado na Série B
Estadual 2015: disputou uma espécie de torneio da morte no catarinense, num quadrangular contra o rebaixamento, terminando na primeira posição
Destaque: Com uma breve passagem em 2011 e desde 2013 no clube, o meia Marquinhos, de 34 anos, continua sendo o principal articulador de jogadas da equipe.
Ex-atleticanos: William Rocha, Bruno Mendes,
Confrontos: O último confronto entre os clubes se deu em 2012, pela Série B, com duas vitórias atleticanas: 2 a 1 fora e, 3 a 1 em Curitiba. Na primeira divisão, o elenco de 2011 conseguiu um empate sem gols em casa e foi derrotado por 3 a 0 na Ressacada.
16ª rodada 02 de agosto Arena Palmeiras
PALMEIRAS:
Completamente reformulado depois de se livrar do rebaixamento na última rodada, no empate em 1 a 1 contra o Atlético, o Palmeiras aposta na força de seu estádio e de seu plano de sócios de sucesso (já são mais de 100 mil associados) para manter o bom elenco que foi construído no início do ano com mais de 20 contratações.
Brasileirão 2014: 16º colocado
Estadual 2015: vice-campeão
Destaque: Cleiton Xavier e o quase sempre lesionado Jorge Valdivia comandam o meio-campo e a equipe palmeirense.
Ex-atleticanos: Maikon Leite
Confrontos: Dois empates por 1 a 1 marcaram os jogos da última temporada.
17ª rodada 09 de agosto Arena da Baixada
SPORT:
O Sport Recife carrega o peso de ser o único representante nordestino na elite do futebol brasileiro. Com um início de ano irregular, sendo surpreendido pelo Salgueiro no campeonato pernambucano e tendo atuações contestáveis na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil, o Leão da Ilha busca equilibrar a experiência de jogadores como o goleiro Magrão e o zagueiro Durval com a expectativa de que Diego Souza volte a ter as boas atuações do ano passado.
Brasileirão 2014: 11º colocado
Estadual 2015: terceiro colocado no campeonato pernambucano
Destaque: Emprestado pelo Metalist-UCR, o meia Diego Souza é o grande nome do clube pernambucano para a disputado Brasileiro.
Ex-atleticanos: Durval
Confrontos: Em 2014, empate por 1 a 1 na Ilha do Retiro e derrota por 1 a 0 na Baixada.
18ª rodada 12 de agosto Maracanã
FLAMENGO:
O rubro negro carioca enfrenta uma série de questionamentos. Com a direção mais preocupada em brigar com a federação carioca, o time foi eliminado das finais do campeonato estadual e viu o trabalho do treinador Vanderlei Luxerburgo passar a ser contestado. Mesmo com dividas astronômicas o time deve seguir contratando e a nova especulação é a vinda de Robinho, do Santos, para compor o ataque do clube da Gàvea.
Brasileirão 2014: 10º colocado
Estadual 2015: semifinalista do campeonato carioca
Destaque: Os destaques da equipe carioca são bem conhecidos da torcida atleticana. Everton, em sua segunda temporada no clube, e Marcelo, disputando seu primeiro ano como jogador do Flamengo, comandam o rubro-negro do Rio.
Ex-atleticanos: Éverton e Marcelo Cirino
Confrontos: No confronto dos rubro-negros, melhor para o Furacão na última temporada: duas vitórias por 2 a 1.
19ª rodada 16 de agosto Arena da Baixada
SANTOS:
Embalado pelo título estadual, a equipe do litoral paulista busca melhorar seu 9° lugar obtido no último Brasileiro. Revelador de bons talentos na última década o Santos tem em seu elenco velhas figuras do futebol brasileiro como Elano, Robinho e Ricardo Oliveira.
Brasileirão 2014: 9º colocado
Estadual 2015: campeão
Destaque: A força do campeão paulista está em seu ataque. Robinho é o grande nome, mas ainda precisa garantir sua permanência, enquanto o veterano Ricardo Oliveira e a promessa Gabriel garantem um trio de peso na ofensiva santista.
Ex-atleticanos: Valencia
Confrontos: Na última temporada, o Atlético perdeu por 2 a 0 em Santos e apenas empatou em 1 a 1 em Curitiba com aquele que foi seu principal rival na classificação, terminando com um ponto a menos que o Rubro-Negro.