Pouca força fora de casa
O fraco desempenho atleticano no ano é refletido em diversos números. Depois de se ver obrigado a disputar o vexatório Torneio da Morte para se livrar do rebaixamento, ao não conseguir ficar entre oito de doze equipes que disputaram a primeira fase do estadual, o Atlético conseguiu a proeza de ser eliminado em casa para a modesta equipe do Tupi de Minas Gerais ainda na segunda fase da Copa do Brasil, escancarando as deficiências do elenco.
Um dos motivos da fraca e decepcionante campanha atleticana no ano é o retrospecto fora de casa. O Atlético disputou até agora doze partidas oficiais longe do Joaquim Américo com a ridícula campanha de sete derrotas, três empates e somente duas vitórias, justamente para os dois rebaixados do Paranaense 2015: Prudentópolis e Nacional em Rolândia. A equipe fez oito gols, sendo quatro em somente uma partida (contra o rebaixado Prudentópolis) e sofreu doze, sendo dois deles pela Copa do Brasil e outros dois diante do Goiás no último final de semana.
Nos próximos cinco confrontos o Furacão recebe em casa o Galo Mineiro (próximo domingo), Figueirense (03 de junho) e Vasco (06 de junho) e visita as equipes do Joinville (30 de maio) e do Grêmio em Porto Alegre (14 de junho), chances em que o rubro-negro terá que buscar pontuar para se manter em posição confortável na tabela.