Há 10 anos, Atlético passava às quartas da Libertadores
Naquela fria noite de 26 de maio de 2005 o Atlético vencia o tradicional Cerro Portenho nas penalidades e dava o passo definitivo de afirmação na Libertadores da América. Depois de uma primeira fase vacilante, classificando-se mesmo sendo goleado em casa e contando com uma improvável derrota em casa do América de Cali para o já eliminado Libertad, o Furacão havia recebido o Ciclón na Baixada e vencido por 2 X 1 com gols de Lima e Cléo, tendo Julio dos Santos descontado para os paraguaios.
Na partida de volta, que contou com um bom número de atleticanos em Assunção no Estádio La Olla, o time da casa abriu o marcador logo no início com Julio dos Santos. Entretanto, minutos depois o iluminado Lima empatou a partida mas ainda na primeira etapa Santiago Salcedo fez o segundo gol paraguaio.
Na etapa final o Furacão se defendeu com muita raça e aguentou a pressão dos quase 20 mil torcedores do Cerro que empurravam o time. Nas penalidades as quatro primeiras foram convertidas pelo Cerro (Inca, Grana, Julio dos Santos e Sarábia) e quatro do Atlético (Alan Bahia, Fabrício, Baloy e Marín). Só na quinta cobrança, Santiago chutou no canto e Diego fez uma espetacular defesa. A responsabilidade da vaga sobrou para o meia Evandro, que chutou forte e garantiu o Furacão na próxima fase.
Relembre a partida que classificou e colocou o Atlético frente a frente com o badalado Santos de Robinho & Cia. e mostrou que aquele time atleticano iria fazer história.