27 maio 2015 - 19h01

Personagem de 2005 é um dos envolvidos no escândalo da Fifa

Personagem decisivo na não realização da final da Libertadores de 2005 na Arena da Baixada, o ex-presidente da Conmebol, Nicolás Leoz, é um dos envolvidos no escândalo da FIFA divulgado nesta quarta-feira (27). Leoz presidiu a Conmebol durante os anos de 1996 e 2013 e é um dos 14 réus acusados de extorsão, fraude e conspiração para lavagem de dinheiro, entre outros delitos, em um "esquema de 24 anos para enriquecer através da corrupção no futebol”, segundo informou o Departamento de Justiça norte-americano.

Há 10 anos, a Conmebol, sob a presidência de Leoz, obrigou o Atlético a jogar a primeira partida da final da Libertadores, contra o São Paulo, no Beira-Rio. Na época o motivo alegado para a não liberação da Arena da Baixada para o jogo decisivo foi a capacidade de público que cabia no estádio – o regulamento da competição determinava que o estádio da equipe da casa deveria ter 40 mil lugares disponíveis. Como a capacidade da época na Arena da Baixada era de aproximadamente 25 mil espectadores, a diretoria do Atlético se prontificou a instalar arquibancadas tubulares na reta da Brasílio Itiberê. As arquibancadas provisórias, mesmo com a aprovação do Corpo de Bombeiros, não tiveram a aprovação da Conmebol, e o Atlético teve que jogar a maior final de sua história, longe de casa.

A decisão, na época, revoltou os atleticanos. Anos depois, em 2010, uma reportagem publicada originalmente no site CAP4ever (que não exite mais) e reproduzida no Blog do Furacão esclareceu detalhes do episódio, que até hoje é discutido pelos torcedores do Atlético – clique aqui e relembre a reportagem A verdade sobre a Copa Libertadores 2005 – Vergonha internacional.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…