16 jun 2015 - 8h11

Relembre como foi o primeiro Atletiba da história na Baixada

A primeira competição oficial que o Atlético disputou foi o Torneio Inituin, promovido pela Associação Sportiva Paranaense. A competição, que abria a temporada no futebol paranaense, foi realizada no dia 20 de abril de 1924, na Baixada do Água Verde. Participaram do Torneio Início os seguintes clubes: Britânia, Palestra Itália, Cotitiba, Paraná, Atlético, Campo Alegre e Universal.

Anfitrião da competição, o Atlético estreou as novas camisas, em vermelho e preto, que, segundo a Gazeta do Povo da época, chamaram atenção por serem batutas.

O primeiro confronto com o novo uniforme rubro-negro foi contra o Coritiba, que foi facilmente dominado pelos atleticanos. Ary e Motta marcaram os dois gols do jogo, que terminou com vitória do Atlético por 2 a 0. Obviamente que o confronto naquela época ainda não era conhecido por Atletiba, o que só veio a acontecer anos mais tarde.

Na seqüência da competição, o Atlético empatou por 2 a 2 com o Palestra Itália, passando à final graças a um escanteio. Perdeu a decisão por 1 a 0 para o Universal, sagrando-se vice-campeão da primeira competição que disputou.

Ficha Técnica
Atlético 2 x 0 Coritiba
Local: Baixada
Data: 20.04.1924
Gols: Ary e Motta
Atlético: Tapyr; Marrecão e Ferrario; Malelo, Franico e Laurival; Smyth, Ary, Marrequinho, Motta e Alípio.
Coritiba: Barão; Gibein, Beariz; Osvaldo, Octaviano e L. Abrahão; Jacomassi, Inglez, Canhoto, Pandu e Staco.

Texto publicado originalmente no Hot Site dos 80 anos do Atlético, produzido pela Furacao.com



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…