MCP, suas palavras e nossas manias.
Amigos atleticanos…
Mais uma vez o futebol e os temas inerentes ao nosso Furacão ficam apagados por assuntos estranhos. Pior, comentários de torcedores e jornalistas não apenas comprovam que existe uma certa maldade ou muita ingenuidade e sentimentalismo. Isso pode derrubar nosso Clube.
Correndo o risco de ser chamado de ‘petraglista’ como alguns se referem aqueles que ousam defender MCP, sem entender o que está sendo dito, vou expor menus pontos.
Com certeza Petraglia não é adepto das palavras mansas, do puxa-saquismo a nós torcedores, nem a membros da imprensa. Suas palavras são duras, seu jeito é arrogante, muitas vezes se comportando como o dono de tudo.
Porém, focando no que ele diz e defende, aonde está errado?
MCP está errado em querer uma maior participação da torcida como fonte arrecadadora? Está errado em querer limitar valores salariais dos atletas e funcionários e investir na base ou em jogadores desconhecidos para a longo prazo vender? Está errado em querer que setores da imprensa assinem contrato com o clube para transmitir jogos? Está errado em não fazer loucuras em jogadores conhecidos, sem saber se dará certo?
Claro que muitos jogadores que vêm, não correspondem… mas, se fossem conhecidos, com carreira feita, que garantia teríamos?
E se realmente MCP peça no quesito elenco, com certeza não deixa a desejar em quesito administração. Muito mais importante para o Clube a longo prazo.
Ninguém pára para se perguntar por que os clubes considerados grandes vivem com problemas em seus elencos, problemas financeiros. Vejam o São Paulo de agora. Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, Santos, etc… todos passam por isso.
É da cultura (imposta sei lá por quem) acreditar que primeiro temos que ter um time, para depois nos associarmos. Temos que ter um estádio bom e preço baixo para virarmos sócios. E a arrecadação?
Então, sempre que eu analiso as falas do MCP, entendo o que ele diz. Quando vejo jornalistas esportivos daqui e dos outros estados vejo a “burrice” que eles têm. Depois viram profetas do acontecido…
Uma parcela de torcedores se ofende com o teor do que diz MCP, como se fosse uma ofensa pessoal, sem buscar entender ou ver a lógica por trás. Gritam como se fosse uma esposa (ou marido) ofendido pelo parceiro…
Sentimento tosco nosso, burrice cultural… MCP, com todos os defeitos, entendeu isso e está tentando mudar, ou arranjar meios do clube arrecadar sem usar de nós torcedores sentimentais.
E digo mais, infelizmente não vejo nomes presidenciáveis para o clube que não vão tropeçar nestes vícios. Investir em jogadores sem saber como pagar, diminuir preço de ingressos para “agradar” a torcida e outros meios que a longo prazo levam os clubes à falência.
Grande abraço a todos.