18 ago 2015 - 7h41

Furacão de olho na América

A partir desta semana, as atenções do torcedor rubro-negro se dividem entre o Campeonato Brasileiro – onde o clube fez a terceira melhor campanha no primeiro turno na era pontos corridos – e a Copa Sul-Americana, competição que dá ao campeão uma vaga para a Libertadores da América, num caminho mais curto para voltar a disputar a principal competição do continente.

A estreia atleticana é na segunda fase, na etapa nacional do torneio, contra o Joinville – o jogo da ida será nesta quinta-feira (20), na Arena Joinville, às 21h15, e a volta na próxima semana, dia 27 (quinta-feira), na Arena da Baixada. Além de Atlético e JEC, outros seis clubes brasileiros disputam o torneio: Ponte Preta, Chapecoense, Brasília, Goiás, Bahia e Sport.

No total, a Copa Sul-Americana conta com 47 clubes e além de credenciar o campeão à Libertadores, dá também o direito da equipe disputar a Recopa Sul-Americana (contra River Plate, atual campeão da Libertadores) e a Copa Suruga, contra o campeão do Japão.

Em 12 edições do torneio, apenas duas vezes um clube brasileiro ficou com a taça – em 2008 o Internacional e em 2012 o São Paulo. Os argentinos dominam a competição, com seis conquistas – San Lorenzo de Almagro (2002), Boca Juniors (2004/05), Arsenal (2007), Independiente (2010), Lanús (2013) e o atual campeão, River Plate (2014). Cienciano (2013), Pachuca (2006), LDU (2009) e Universidad de Chile (2011) completam a galeria de campeões.

De semifinalista a eliminações precoces

Esta é a sexta participação do Atlético na Copa Sul-Americana. A melhor campanha foi na estreia, em 2006, quando chegou à semifinal, sendo eliminado pelo Pachuca, do México, depois de ter eliminado Paraná Clube, River Plate (Argentina) e Nacional (Uruguai).

Em 2007, 2009 e 2011, o clube foi eliminado ainda na primeira fase, nos confrontos nacionais – perdeu, respectivamente, para Vasco, Botafogo e Flamengo. E em 2008, eliminou o São Paulo na primeira fase mas não passou do Chivas, do México, na segunda fase.



Últimas Notícias

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…

Brasileiro

Roteiro repetido

Sem nenhuma inspiração e fazendo um sacrifício danado para tentar segurar um empate sem gols contra o Fluminense num Maracanã com mais de 36 mil…

Notícias

Quanto custam R$67,6 milhões?

Uma das questões mais importante do mercado financeiro é “Quanto esse capital vai me custar?“. A pergunta esta predicada na premissa que todo dinheiro que…