O "fator Baixada"
A força vinda das arquibancadas do estádio Joaquim Américo sempre foi reconhecida pelo clube em seus momentos mais difíceis bem como pelos adversários que sempre respeitaram e temeram jogar no Caldeirão atleticano. Entretanto, com o baixo investimento em jogadores de bom nível técnico e campanhas irregulares nos últimos anos, essa força não tem sido assim tão decisiva – principalmente no segundo turno do Campeonato Brasileiro.
Desde a reinauguração do estádio atleticano pós Copa do Mundo, a Baixada já recebeu um total de 44* partidas entre Copa do Brasil 2014 e 2015, Brasileiros 2014 e 2015, Paranaense 2015 e Copa Sul-Americana 2015. Foram ao todo 25 vitórias, 9 empates e 10 derrotas, com o time tendo feito 63 e sofrido 34 gols. Números que podem passar a ilusão de bom aproveitamento, mas que acabam disfarçando alguns episódios importantes.
Um deles, o fato de o clube ter sido eliminado na Copa do Brasil as duas vezes dentro de casa mesmo sendo franco favorito diante de times de menor expressão. Em 2014, o Atlético foi eliminado logo no primeiro confronto, mesmo vencendo o América de Natal por 2 a 0, e este ano foi necessária decisão por pênaltis para eliminar o Remo, para logo em seguida ver comemorar o modesto Tupi de Minas Gerais, que mesmo perdendo por 2 a 1 ficou com a vaga dentro da Baixada.
Assim como no Paranaense, onde o Atlético na primeira fase somente venceu as equipes do Paraná Clube, Nacional e Prudentópolis dentro do Joaquim Américo, repetindo a dose somente contra essas duas últimas equipes no Torneio da Morte que se viu obrigado a disputar. No atual campeonato Brasileiro, o Atlético tem um total de 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, tendo feito 20 e sofrido 18 gols e não vence diante da torcida há mais de dois meses, quando bateu o Goiás por 3 a 0 no dia 30 de agosto.
Este ano, logo depois do time passar a tropeçar em casa, a campanha começou e decair perigosamente, aproximando o Rubro-Negro da zona de rebaixamento do Brasileiro.
O Atlético tenta acabar com essa má fase e fazer valer novamente o "fator Baixada" neste sábado quando recebe o Avaí a partir das 19h30.
* as partidas diante do Criciúma e Fluminense disputadas na Arena da Baixada em julho de 2014 foram realizadas com portões fechados em cumprimento a decisão do STJD referente ao Brasileiro 2013.
** não computado resultado da partida com mando do Atlético diante do Grêmio disputado no estádio Couto Pereira em setembro de 2015.