Na média
Faltando somente cinco rodadas para finalizar sua campanha no atual Campeonato Brasileiro, que o clube chegou a liderar e manteve a possibilidade de figurar no G4 durante boa parte do primeiro turno, resta ao Atlético tentar melhorar sua posição no campeonato e fazer melhor campanha do que 2014, quando terminou na 8ª posição.
Mas não é somente na tabela de classificação que o time fez campanha mediada. Na análise dos números disponibilizados pelo site Footstats.net, especializado em estatísticas esportivas, o Furacão teve pouca efetividade nos principais fundamentos e tem somente três jogadores com destaque individual.
O atacante Walter possui números interessantes, mostrando não ter medo de errar. Ele é ao mesmo tempo o 4º jogador que mais chuta certo ao gol (33 vezes) e o 2º que mais erra (42 tentativas). Já o volante Otávio, considerado o grande destaque do Atlético em 2015, é o campeão dos desarmes com 119 roubadas de bola certeiras até agora. Outro que se destaca é o goleiro Weverton, com 216 lançamentos certos, atrás somente do goleiro Victor do Galo Mineiro. O camisa 12 atleticano ainda é o segundo goleiro com o maior número de bloqueios ao chute do adversário, com um total de 93 jogadas deste tipo.
Negativamente, os dados individuais mais significativos são a liderança e vice nas viradas de jogo erradas: Hernani, com 11 e Otávio, com 8 lideram este quesito, além de Walter ser o segundo jogador que mais faltas cometeu até agora, com 64 no total, atrás somente de Fernando Bob do Figueirense, com 80. No quesito pênaltis cometidos o campeão é atleticano. Nada mais do que quatro dos cinco pênaltis marcados contra o Furacão foram fruto de jogadas equivocadas do camisa 4 atleticano, Kadu, líder deste dado estatístico.
Confira outros números coletivos relacionados ao Atlético no atual Campeonato Brasileiro:
* Passes errados: 4º lugar com total de 1.330. Melhor é o Santos com 979 e pior o líder Corinthians com 1.486
* Finalizações erradas a gol: 4º lugar com 260. Melhor aproveitamento é do Figueirense com 183 e pior Cruzeiro com 272.
* Desarmes errados: 5º lugar com 92 botes mal feitos. Melhor é o Sport com 71 e pior o Corinthians com 147.
* Cruzamentos certos: 16º lugar com somente 101. Melhor é o Palmeiras com 152 e pior o Grêmio com 73.
* Cruzamentos errados: 5º lugar com 513. Quem menos erra é o Corinthians com 366 e o pior é o Atlético Mineiro com 597.
* Lançamentos certos: 3º lugar com 592. Melhor é o Atlético Mineiro com 688 e pior a Ponte Preta 424.
O Atlético é ainda o quarto time que mais recebeu cartões vermelhos, num total de sete, atrás somente de Vasco (12), Fluminense e Santos (oito cada). É o time que menos recebe faltas no campeonato, com 375, e o que mais errou viradas de jogo, com 37 equívocos nesse fundamento.