25 nov 2015 - 19h31

Furacão se despede da torcida contra rival histórico

O Atlético se despede da torcida no próximo domingo (29), quando faz a sua última partida em casa no ano de 2015. E o rival deste jogo já enfrentou o Furacão em diversos jogos históricos. Relembre alguns dos grandes jogos no clássico entre rubro-negros:

Em 1983, o time que tinha Roberto Costa, Capitão, e o famoso Casal 20 ( a dupla Washington e Assis) fazia a melhor participação do Furacão no Campeonato Brasileiro até então, chegando na semi-final da competição. O adversário era o Flamengo de Zico, que venceu o primeiro jogo no Maracanã por 3 a 0. No jogo de volta, o Furacão quase conseguiu realizar a difícil missão de virar o placar e se classificar para a final do campeonato, vencendo o jogo por 2 a 0. Mesmo com a eliminação do Atlético, essa partida até hoje é muito lembrada pela torcida rubro-negra tanto pela ótima campanha da equipe quanto pelo record de público no estádio do rival Coritiba. Eram 67.391 torcedores assistindo o jogo nas arquibancadas, marca que persiste até hoje.

O Atlético detém inclusive o recorde de público de quatro dos cinco principais estádios da capital paranaense.

Outro duelo marcante entre os dois rubro-negros aconteceu na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2008. As duas equipes viviam momentos distintos no campeonato e as duas brigavam por diferentes objetivos. Os cariocas precisavam de uma vitória para se classificar para a Libertadores de 2009 e o Furacão precisava vencer para continuar na Série A do Brasileirão. Com a Arena da Baixada lotada, o Atlético “engoliu” o Flamengo, vencendo o jogo por 5 a 3. Na ocasião o treinador Geninho foi ovacionado pela torcida rubro-negra no final da partida.

Cinco anos depois, as duas equipes fizeram três partidas marcantes na história do Furacão, no mesmo ano. A primeira aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2013, no Maracanã. O Flamengo fez 2 a 0 logo no início do jogo. Mas, com muita raça, o Atlético virou a partida para 4 a 2 e saiu vitorioso. O duelo marcou o fim de um jejum histórico do Atlético enfrentando o Flamengo fora-de-casa.

As duas equipes voltaram a se encontrar na final da Copa do Brasil daquele ano. Infelizmente o Atlético não conseguiu repetir a mesma atuação do Brasileiro e apenas empatou o primeiro-jogo (na Vila Capanema) por 1 a 1 e, apático, perdeu no Maracanã por 2 a 0.

Com toda essa bagagem histórica, os dois rubro-negros se enfrentam no próximo domingo (29) na Arena da Baixada às às 19h30), em jogo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Furacão está na 12ª colocação, com 48 pontos, enquanto o time carioca é o 11º, com 49.

Confira os melhores momentos e os gols da partida entre Atlético e Flamengo pelas semi finais do Brasileiro de 1983.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…