Gaede obtém na Justiça acesso a dados de sócios
O advogado Henrique Gaede, que concorre à presidência do Conselho Deliberativo pela chapa Atlético de Novo, obteve uma decisão liminar para ter acesso aos números de telefones, e-mails e endereços dos sócios aptos a votar na eleição do dia 12 de dezembro.
Gaede ajuizou ação contra o Clube Atlético Paranaense alegando que a CapGigante, chapa da situação, está se valendo dos dados dos sócios para fazer pesquisa eleitoral e divulgação de seu comitê.
O Juiz de DIreito Evandro Portugal deferiu a liminar por considerar que "o uso das informações dos eleitores por uma das chapas fere o princípio da isonomia". Ele determinou que o clube apresente em até 24 horas os dados dos sócios.
Problema antigo
O acesso aos dados de sócios é um problema que vem se tornando recorrente nas eleições atleticanas. Nos dois últimos pleitos, a chapa de oposição precisou recorrer ao Poder Judiciário para ter acesso aos dados dos sócios aptos a votar, um fator considerado fundamental para promover campanha.
Na eleição de 2011, os sócios Mario Celso Petraglia, José Cid Campêlo Filho e Antônio Carlos de Pauli Bettega, então na oposição, ajuizaram ação com pedido semelhante. O juiz deferiu liminar determinando a divulgação de relação completa de sócios aptos a votar, o número de votos que cada um representa, acompanhada dos respectivos endereços (físicos e eletrônicos).