Baixada é um dos 13 estádios "cinco bolas" no SISBRACE
O Ministério do Esporte lançou nesta quinta-feira (28) o SISBRACE – Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios. A iniciativa visa à melhoria contínua das praças desportivas em itens como conforto, segurança, acessibilidade, condições sanitárias e de higiene. A exemplo do que ocorre com hoteis, que recebem estrelas, os estádios são avaliados e podem receber de uma a cinco "bolas" na classificação.
Para o lançamento do SISBRACE, 155 estádios brasileiros foram avaliados e apenas 13 receberam a avaliação máxima, entre eles a Arena da Baixada. Além do Joaquim Américo, foram contemplados com "cinco bolas": Maracanã, Arena Corinthians, Mineirão, Mané Garrincha, Fonte Nova, Castelão, Beira-Rio, Arena Pernambuco, Arena das Dunas, Arena da Amazônia, Allianz Parque e Arena do Grêmio.
Ou seja: apenas dois estádios que não receberam a Copa do Mundo 2014 obtiveram avaliação máxima. Por outro lado, o único que sediou o maior evento do futebol mundial e não recebeu "cinco bolas" foi a Arena Pantanal, que ficou com quatro.
Dos estádios da capital paranaense foram avaliados, além da Baixada, o Durival Britto e o Couto Pereira. Ambos receberam "três bolas" no SISBRACE.
Entenda os critérios:
Segurança: Esse critério se refere a itens de engenharia, tais como sistema estrutural, coberturas, instalações elétricas e sanitárias, equipamentos e maquinário, segurança pública e prevenção de incêndio e pânico.
Conforto e acessibilidade: Diz respeito a conforto térmico e acústico, iluminação, serviços e infraestrutura, visual, orientação espacial, deslocamento e utilização do espaço, acessos às pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, obesos e idosos, circulação externa e interna do público, estacionamento, entre outros.
Vigilância Sanitária: Refere-se aos serviços de alimentação, infraestrutura das instalações sanitárias e de saúde, conforme os critérios legais e regulamentares vigentes.
* Com informações do SporTV.