28 jan 2016 - 15h47

Baixada é um dos 13 estádios "cinco bolas" no SISBRACE

O Ministério do Esporte lançou nesta quinta-feira (28) o SISBRACE – Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios. A iniciativa visa à melhoria contínua das praças desportivas em itens como conforto, segurança, acessibilidade, condições sanitárias e de higiene. A exemplo do que ocorre com hoteis, que recebem estrelas, os estádios são avaliados e podem receber de uma a cinco "bolas" na classificação.

Para o lançamento do SISBRACE, 155 estádios brasileiros foram avaliados e apenas 13 receberam a avaliação máxima, entre eles a Arena da Baixada. Além do Joaquim Américo, foram contemplados com "cinco bolas": Maracanã, Arena Corinthians, Mineirão, Mané Garrincha, Fonte Nova, Castelão, Beira-Rio, Arena Pernambuco, Arena das Dunas, Arena da Amazônia, Allianz Parque e Arena do Grêmio.

Ou seja: apenas dois estádios que não receberam a Copa do Mundo 2014 obtiveram avaliação máxima. Por outro lado, o único que sediou o maior evento do futebol mundial e não recebeu "cinco bolas" foi a Arena Pantanal, que ficou com quatro.

Dos estádios da capital paranaense foram avaliados, além da Baixada, o Durival Britto e o Couto Pereira. Ambos receberam "três bolas" no SISBRACE.

Entenda os critérios:

Segurança: Esse critério se refere a itens de engenharia, tais como sistema estrutural, coberturas, instalações elétricas e sanitárias, equipamentos e maquinário, segurança pública e prevenção de incêndio e pânico.

Conforto e acessibilidade: Diz respeito a conforto térmico e acústico, iluminação, serviços e infraestrutura, visual, orientação espacial, deslocamento e utilização do espaço, acessos às pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, obesos e idosos, circulação externa e interna do público, estacionamento, entre outros.

Vigilância Sanitária: Refere-se aos serviços de alimentação, infraestrutura das instalações sanitárias e de saúde, conforme os critérios legais e regulamentares vigentes.

* Com informações do SporTV.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…