Atlético e Fluminense fazem jogo histórico
De um lado o Fluminense, tetra campeão nacional e cuja mais recente conquista foi justamente o Brasileiro de 2012. Do outro o Atlético, vencedor de um Brasileiro onde eliminou justamente o tricolor carioca na semifinal e que não conquista um título desde o Paranaense de 2009. Adversários em campo, mas juntos na formação da Primeira Liga.
A Primeira Liga foi oficialmente fundada em setembro de 2015 e teve no então presidente atleticano Mário Celso Petraglia um de seus mais entusiastas fundadores. Um dos objetivos da organização é modernizar o futebol brasileiro, lutar por melhores negociações com a tv e dar nova dinâmica à gestão de organização do futebol no Brasil.
Administrada por um profissional da área e composta por representantes de clubes da região sul, mais mineiros e fluminenses, a Primeira Liga tem por ambição vir a se expandir e futuramente substituir o campeonato brasileiro, hoje organizado pela CBF. Nesta primeira edição participaram Grêmio, Internacional, Avaí, Figueirense, Criciúma, Atlético Paranaense, Coritiba, Flamengo, Fluminense, América, Atlético Mineiro e Cruzeiro.
Atlético e Fluminense fizeram parte do grupo 3, ficando ambos com os mesmos 6 pontos, tendo o time carioca vantagem no critério gols pró, classificando-se assim em primeiro na chave. Nesta primeira fase, o Furacão venceu o Fluminense por 1 a 0 fora de casa com gol de Vinicius, ex-atleta do tricolor naquela que foi a primeira partida do ano do rubro-negro.
Confira as campanhas de Atlético e Fluminense até chegarem na final da Primeira Liga:
Fluminense 0 X 1 Atlético
Atlético 1 X 0 Criciúma
Cruzeiro 2 X 1 Atlético
Flamengo 0 X 1 Atlético
Cruzeiro 3 x 4 Fluminense
Fluminense 2 X 0 Criciúma
Fluminense 2 X 2 Internacional (3 X 2 nos pênaltis)