9 maio 2016 - 13h50

Atlético utilizou 29 atletas na campanha campeã

Um Atlético que veio em 2016 disposto a quebrar tabus. Campeão depois sete anos, na casa do rival depois de 26 anos. E ainda: um time que mostrou que quando se é um grupo, o Atlético fica muito, mas muito mais forte.

Pelo menos foi assim no Paranaense 2016. Em 17 jogos, o time repetiu a escalação apenas uma vez – e ainda na época de Cristóvão Borges. Foi da terceira para a quarta rodada, quando Borges manteve a formação que venceu o Rio Branco, em Paranaguá, por 2 a 1, no empate sem gols contra o J.Malucelli.

De lá para cá, vários Atléticos diferentes, num total de 29 jogadores utilizados em 17 rodadas do Estadual. Os mais presentes foram o goleiro Weverton e o volante Otávio, com 15 jogos cada, seguidos por Paulo André, com 14 jogos. “Ele [Autuoti] não trabalha com 11, mas com o grupo inteiro”, definiu o volante Jadson sobre o estilo de escalar o time de Autuori – sob o seu comando, foram nove jogos no Estadual e em nenhum deles a escalação foi repetida.

Durante o Paranaense, o Atlético teve uma campanha irregular, mas cresceu na hora certa. Em 17 jogos, foram 8 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, com 25 gols marcados e 14 sofridos. Mas foi justamente nos mata-mata que o Atlético se encontrou no campeonato, principalmente nos jogos em casa: empate por 1 a 1 com o Londrina no VGD e vitória por 2 a 0 na Arena; vitória por 2 a 1 sobre o Paraná na Arena e a classificação nos pênaltis na Vila; e na decisão, duas emblemáticas vitórias sobre o maior rival Coritiba: 3 a 0 na Arena, 2 a 0 no Couto Pereira. “Foi com autoridade que foi conseguido [o título]. Isto foi o que mais me animou, o que me deixou feliz. Temos que valorizar este momento", avaliou o técnico Paulo Autuori após a conquista.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…