16 maio 2016 - 9h45

Autuori: "O primeiro jogo não representa absolutamente nada"

O técnico do Atlético, Paulo Autuori, minimizou a goleada sofrida pela equipe na estreia do Campeonato Brasileiro de 2016. No sábado, o time levou 4 a 0 do Palmeiras, em São Paulo. Apesar do resultado, o treinador foi taxativo ao dizer que não vai mexer na equipe. “Não vou mudar absolutamente nada”, disse Autuori. “Depois que faz 1 a 0, 2 a 0, o jogo fica fácil. O primeiro tempo estava perfeitamente controlado, embora tenha sofrido um gol. O jogo acabou para nós no momento que sofremos o 2º gol”.

Com a derrota e os demais resultados da 1ª rodada, o Atlético foi parar na lanterna do Brasileirão. Mas, para o treinador, o primeiro jogo da equipe na competição não é parâmetro. “Já vão falar em favoritos, isso é absurdo”, afirmou. “O primeiro jogo não representa absolutamente nada. Quem está dentro do futebol sabe que é impossível fazer qualquer tipo de análise em um jogo. Seria leviano”.

Segundo Autuori, o importante é corrigir erros pontuais e não perder o equilíbrio. “Já participei de muito jogos que ganhamos de 4, outros perdemos. Isso depende do que você erra, não do como você está”, disse ele. “Uma coisa é ‘estar’, outra coisa é ‘ser’. Quem ‘é’ tem equilíbrio entre os momentos bons e ruins”, filosofou. “Vamos aguardar a continuidade. Ninguém gosta de perder, ninguém gosta de perder dessa maneira. Vacilamos”.

Autuori citou alguns pontos em que a equipe pecou. “Temos estado bem defensivamente. Quando perdemos defensivamente, perdemos a mobilização. Isso é normal”, disse ele. O treinador falou ainda que o time errou na parte ofensiva. “Deixamos de jogar, usamos só o Walter na frente com passes longos, esse não é nosso jogo”, falou.

Arbitragem

O técnico evitou falar sobre arbitragem. Ainda no primeiro tempo, quando o jogo estava 1 a 0, o Atlético reclamou de uma inversão de falta, feita pelo árbitro Bruno Arleu Araújo. No lance, Paulo André fez falta em Lucas Barrios. O árbitro, contudo, marcou simulação de Barrios e iria expulsá-lo, mas voltou atrás e deu a falta a favor do Palmeiras.

“Não vou falar da arbitragem, isso é problema de quem é responsável. Não sou eu que tenho que analisar isso. Assumo do nosso lado, dos erros que cometemos. Dos erros de outros não tenho controle”, disse Autuori. “Vocês (imprensa) que analisem o que houve. O que não aceito é transferir o meu erro para outros. Se fizesse isso, cometeria o mesmo erro do árbitro”.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…