7 out 2016 - 11h40

Autuori critica torcida e Fanáticos faz carta em resposta

O atrito entre a torcida e a diretoria atleticana chegou também ao comando técnico do clube. Na última quarta-feira (05), em entrevista coletiva após a vitória por 3 a 1 contra a Chapecoense, pelo Campeonato Brasileiro, o treinador Paulo Autuori criticou os torcedores que vaiaram o dirigente Mário Celso Petraglia. Os protestos ocorreram depois dos gols do jogo e foram motivados principalmente pela decisão de transferir o Atletiba para a Vila Capanema. A Torcida Organizada Os Fanáticos, que foi proibida de ir ao estádio com seus materiais típicos e não se relaciona diretamente com o clube desde abril deste ano, fez uma carta em resposta ao treinador.

Autuori disse que a atitude da torcida de vaiar situações extracampo e determinados jogadores durante o jogo poderia acarretar em uma derrota da equipe. "Sei o quão determinante e importante é o apoio da torcida. Ela não nos fez perder o jogo porque tivemos força mental. A própria torcida do time joga para trás. Se não querem que a equipe ganhe, avisem-nos. É inadmissível fazer o que parte da nossa torcida faz com alguns jogadores que fazem parte desse grupo, que estão nos ajudando a fazer a campanha que estamos fazendo. Agradeço o apoio, mas desejo que haja uma reflexão. Nenhum de nós gosta de quem fica em cima do muro que são oportunistas", disse.

O treinador ainda explicou que seu discurso era uma chamada para reflexão: "Quando eu sinto que a própria torcida joga a equipe pra trás, e jogou pra trás, só não conseguiu porque os jogadores foram fortes. Depois do 2 a 1 fizeram aquilo que queremos e nós quantas vezes já viemos aqui agradecer a torcida? Depois do 2 a 1 fez um espetáculo, ajudou a equipe a ser forte e a fazer o terceiro gol. Não é uma crítica, é uma chamada à reflexão”, explicou.

Logo em seguida, o técnico falou que este tipo de atitude o faz se sentir desmotivado. "Minha vontade é ir embora quando vejo que a torcida joga para trás. Depois do 2 a 1 foi o que nós queremos", finalizou.

Já a Torcida Organizada Os Fanáticos publicou em seu site, na última quinta-feira (06), uma carta em resposta ao treinador. A nota elogiou o seu trabalho, mas criticou a atitude perante os torcedores. Confira a íntegra:

CARTA EM RESPOSTA A PAULO AUTUORI
“O ATLÉTICO NOS UNE, E A UNIÃO NOS FORTALECE” – a faixa que por opção da direção do Atlético foi barrada ontem pede a união de todos os atleticanos em prol de um único objetivo – O CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE. esta faixa, não é alusiva a Torcida os Fanáticos e não faz incentivo a violência, porém, mesmo assim ela foi barrada. O Senhor tem se mostrado ser um grande profissional e vem tendo bons resultados a frente do Atlético, com certeza uma das grandes contratações que o Furacão fez para esta temporada. Porém….
1º) “Chamada a Reflexão” – sim ela se faz necessária, mas para que a diretoria do Atlético vem fazendo com a paixão do seu torcedor, jogo após jogos convivemos com desmandos, vivemos sendo marginalizados e como insistimos em dizer, a Diretoria atual do Rubro Negro simplesmente não aceita dialogar conosco, nem mesmo um ofício enviado na última segunda feira e de conhecimento de todos os atleticanos foi respondido. Ofensas ocorrem durante o jogo? SIM, mas talvez o Sr. não tenha visto do vestiário, mas durante o intervalo o Clube também faz uso do telão para dizer que nossa torcida irá acabar. Trégua, seria ótimo, mas lembre-se que um “tratato de paz” depende de 2 lados para ser assinado;
2º) Jogando junto, nós, torcedores do Atlético Paranaense transformamos o Caldeirão em um verdadeiro inferno para qualquer adversário, como o Senhor deseja, inclusive Edilson Capetinha e Leonardo Moura já afirmaram em entrevistas que o nosso Caldeirão era o estádio mais difícil de se jogar, pois TEMIAM a nossa torcida; Lembre isto a seus superiores, eles não devem se lembrar deste fato. Nunca deixamos de jogar junto! Em um passado recente, tivemos que acompanhar o Clube no Janguito, Vila Capanema, Ponta Grossa, Paranaguá e Maringá e mesmo assim não abandonamos o Furacão. MCP inclusive chegou a dizer que “nós eramos os sócios mais fiéis do Clube, que neste quesito éramos exemplos!” ;
3º) Protagonismo é de Torcedor: muito estranho esta frase, afinal, segundo entrevistas de Mário Celso Petraglia, o espetáculo está dentro das 4 linhas e o que fazemos na arquibancada não pode ofuscar o jogo, este é um dos motivos que vem sendo usado para nos barrar;
4º) Querem a ajuda do Torcedor: nós também queremos ajudar! Queremos fazer festas na arquibancada como somente o Atleticano sabe fazer!!! Então assim como o senhor pede reflexão, nós pedimos nos deem liberdade para torcer!!! Será que o Senhor sabe que este ano, o Clube tem a menor média de público no Brasileiro desde a reabertura da Arena pós Copa do Mundo, mesmo tendo esta campanha? Será que o Senhor já se perguntou o motivo?
5º) Se perdesse o jogo seria culpa da Torcida??? – E todo o seu aproveitamento dentro de casa, é fruto apenas da grama sintética???
6º) Lembre-se Autuori que horas antes do jogo o Clube divulga que jogaremos simplesmente o maior clássico do estado fora de nossos domínios, na Vila Capanema, que não comporta todos os sócios atleticanos, aqueles mesmos que foram chamados de “MENTIRA” com faixas por todo o estádio. Isto porque o Clube marcou a 6 meses um show em mesma data do clássico, mesmo já tendo conhecimento sobre a tabela do campeonato que foi divulgado 60 dias antes do começo da competição – e ainda, afirma que a culpa de ter de jogar fora de casa, é do rival e da CBF que não aceitam mudar a data do jogo. Isto, para nós é claramente a “sindrome do homer simpson” que diz: a culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!
Finalizamos dizendo que o momento é de reflexão, nós já afirmamos e voltamos a reafirmar que estamos dispostos ao diálogo, a resolver este impasse, para que possamos voltar ao estádio e voltar a torcer como sabemos ou em suas palavras “saber torcer melhor”, então agradecemos estas palavras, pois elas mostram o quanto a festa no estádio faz falta – cabe a diretoria do Atlético enxergar isto. Lembre-se o Senhor, que atualmente o Clube conta com 2 Torcidas Organizadas, e NENHUMA está levando baterias ao estádio, será que o Senhor sabe realmente o motivo pelo que isto está ocorrendo?



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…