11 dez 2016 - 19h12

Depois de três anos, Atlético volta à Libertadores

O Atlético marcará presença na Copa Libertadores de 2017. O Rubro-negro empatou sem gols com o Flamengo, dentro da Arena, na última rodada do Campeonato Brasileiro e, com 57 pontos, se garantiu na sexta posição da tabela. O Furacão volta ao torneio continental mais importante da América do Sul depois de três anos, desde a disputa da Libertadores de 2014. Será a quinta vez que o Rubro-negro participará do torneio que, nesta edição, irá inaugurar um formato novo.

Neste ano, a Copa Libertadores sofreu grandes mudanças em seu regulamento, válidas já para o ano que vem. O Campeonato Brasileiro ofereceu duas vagas a mais para equipes brasileiras, no chamado G6, que substituiu o antigo G4 da competição. Os classificados para a fase direta foram o campeão Palmeiras, Flamengo e Santos, assim como o Grêmio, campeão da Copa do Brasil e o Atlético-MG que, apesar de a regra indicar que iria para a pré, irá para a fase de grupos, já que herdou uma vaga que pertenceria a um clube do México, que desistiu de participar do torneio. Atlético e Botafogo vão para a pré-libertadores.

O quarto, quinto e sexto colocados irão disputar a pré-libertadores, torneio preliminar anterior à fase de grupos, em que o Furacão estará presente, mas no caso do quarto, o Galo, irá para a fase de grupos devido à desistência do México em participar da Libertadores. 16 clubes serão divididos em oito partidas com partidas de ida e volta. Os vencedores vão para um novo mata-mata, que definirá os quatro times que vão disputar a fase de grupos.

Passado recente na competição

A última vez que o Atlético conseguiu a classificação para a Libertadores foi em 2013, quando o Rubro-negro foi o terceiro colocado do Campeonato Brasileiro daquele ano, com 64 pontos. Em 2014, o Furacão disputou a pré-Libertadores contra o Sport Crystal e se classificou para a fase de grupo após vencer os peruanos nos pênaltis. Na fase de grupos, o Furacão encerrou sua participação na terceira posição do grupo 1, com 9 pontos, atrás dos classificados Vélez, da Argentina e The Srtongest, da Bolívia.

O Atlético é o time paranaense que mais participou da Libertadores, sendo que também esteve presente nas edições dos anos de 2000, 2002 e 2005, ano em que teve sua melhor participação. O Rubro-Negro chegou à final da Libertadores de 2005, mas perdeu o título para o São Paulo, após ser impedido de jogar na Arena da Baixada, em um dos episódios que mais revoltam a torcida atleticana em toda a história do clube.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…