20 fev 2017 - 11h40

Lei Pelé assegura aos clubes os direitos de transmissão

A Lei Pelé assegura aos clubes de futebol os direitos de transmissão de suas partidas. Não há qualquer direito da federação organizadora do campeonato sobre os direitos de imagem. Confira o que dispõe o artigo 42 da Lei Federal 9.615, de 1998 (Lei Pelé):

Art. 42. Pertence às entidades de prática desportiva o direito de arena, consistente na prerrogativa exclusiva de negociar, autorizar ou proibir a captação, a fixação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagens, por qualquer meio ou processo, de espetáculo desportivo de que participem.

O que tem se verificado no futebol brasileiro nos últimos anos é que as emissoras de TV têm conseguido adquirir os direitos de transmissão da íntegra dos clubes que disputam determinada competição. Mas se um clube rejeitar a proposta de emissora, suas partidas não podem ser exibidas.

Uma quebra de paradigma irá ocorrer a partir de 2019, quando Esporte Interativo e SporTV passarão a dividir os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro em TV fechada. Cada emissora assinou contrato com determinados clubes. Quando os jogos envolverem confronto entre um time com contrato com a Esporte Interativo e outro time com contrato com a SporTV, as partes terão de fazer um acordo para decidir sobre a transmissão. Se não houver acordo, o jogo não será exibido.

No caso do Campeonato Paranaense 2017, Atlético e Coritiba não venderam seus direitos de transmissão para a Globo. Portanto, segue pertencendo a eles o direito exclusivo de autorizar a captação e transmissão de imagens de partidas de que participem, tal como se tentou no clássico Atletiba de domingo.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…