Libertadores x Paranaense
O título é para poder separar as duas competições e suas implicações financeira e tradição.
Em relação a Libertadores, está e a quinta edição que participamos. Em todas fomos sempre bem sucedidos. Que no ano de 2005 disputamos o título, mas por manobras de bastidores acabamos prejudicados ou no mínimo nos tirado uma chance melhor de sucesso.
No aspecto financeiro, é inegável que o retorno é anos luz a frente de qualquer campeonato disputado no Brasil, até porque seu pagamento é em dolar e não na moeda nacional. Só ai já justifica uma melhor atenção à Libertadores. E estamos bem. Passamos pela fase da pré Libertadores e na de grupos estamos na liderança do ‘grupo da morte’ como diz a imprensa. Portanto estamos bem e já contabilizando uma boa renda.
Já o Campeonato Paranaense, este é financeiramente deficitário, não permite um retorno compatível ao gigantismo do CAP a nível estadual, fora que temos uma Federação agressora, que o seu Presidente é desafeto dos Presidentes (Administrativo e Deliberativo) do CAP.
Mas tem seu valor pela tradição da rivalidade com o Coritiba, fora isso, não existe nenhum motivo para nós querer disputar este campeonato, há não ser manter a tradição do clássico paranaense que ao passar dos anos, fica cada vez menos atrativo do que em anos anteriores e décadas também. Por ai, já se tem uma idéia que o futebol paranaense está decadente a cada ano e empobrecido também, mas isso é problema da FPF que é fraca e sem expressão alguma no cenário nacional. Até para a Federação de Futebol catarinense a gente perde!
E mesmo assim temos que apoiar o CAP, com time A,B ou C em campo, mas temos que apoiar porque é um campeonato oficial, corre risco de rebaixamento, se o não disputar com seriedade e dar títulos estadual, mesmo que hoje a gente ache que não tenha muito valor. Fora que pode ser utilizado para descobrir novos jogadores que possam ser utilizados nos futuros grupos principais. Um bom exemplo é Matheus Rosseto, João Pedro, Yago, Matheus Anjos e outros.
Portanto vamos acreditar e dar apoio a estes novos jogadores e ao grupo principal no Paranaense, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores.