Furacão não conquista um "BI" há 16 anos

Autuori saiu em defesa de Zé Ivaldo e do trabalho de Fabiano Soares [foto: FURACAO.COM/Joka Madruga]

O absoluto desinteresse do Atlético pelo Campeonato Paranaense já irritou a torcida que, há 16 anos, não comemora a conquista de um bicampeonato. Mesmo obtendo bons resultados em competições nacionais e internacionais, o Rubro-Negro deliberadamente abre mão da única competição em que sempre pode entrar com chances reais de ser campeão: o Estadual.

Já se vão 16 anos desde o último bicampeonato, conquistado em 2001 (em 2002 viria o "TRI", no chamado "Supercampeonato Paranaense", em que os grandes entraram apenas no final). De lá para cá, mesmo com uma estrutura de primeiro mundo e um elenco muito superior ao da maioria dos adversários, o Rubro-Negro não conseguiu se firmar como hegemonia do Estado, alternando bons e maus momentos e inclusive correndo risco de rebaixamento recentemente.

Na atual temporada, com o principal rival desacreditado, o Atlético fez pouco caso do Paranaense e acumulou resultados vexatórios, culminando na derrota vexatória para o Coritiba dentro de casa e uma apresentação apática no Couto Pereira. Enfim, mesmo com um elenco mais caro, disputando a Libertadores e contando com o apoio da torcida, o Rubro-Negro deixou escapar a chance de conquistar o "BI" estadual.

Na história, o Atlético só foi Campeão Paranaense duas vezes seguidas em três oportunidades: 1929 e 1930, 1982 e 1983, 2000 e 2001.