Pode não ser a única explicação, mas com certeza o sistema defensivo frágil é uma das causas do péssimo retrospecto recente do Atlético no Campeonato Brasileiro. Nos últimos sete jogos, o time sofreu gol em todos desde o empate por 0 a 0 com o Grêmio, no dia 20 de agosto, a defesa atleticana não sabe mais o que é passar invicta uma rodada. De lá para cá o time sofreu gols do Flamengo (derrota por 2 a 0), Coritiba (empate em 1 a 1), Fluminense (vitória por 3 a 1) e nas derrotas para Santos (1 a 0) e Atlético-MG (2 a 0), empate com o Atlético-GO (2 a 2) e derrota para o São Paulo (2 a 1).
Nessa sequência recente, a dupla de zaga considerada titular, com Paulo André e Thiago Heleno, atuou apenas uma partida no empate no Atletiba. Nos demais jogos, Wanderson alternou na defesa, ora com Paulo André, ora com Thiago Heleno. No segundo turno inteiro o Rubro-Negro só não sofreu gol no empate com o Grêmio e em todo o campeonato teve apenas 9 dos 28 jogos disputados, sem levar gol do adversário.
O retrospecto recente também é ruim quando se avalia as vitórias. São quatro jogos sem vencer no Brasileiro vem de derrotas para Santos, Atlético-MG, São Paulo e empate em casa com o Atlético-GO, cenário que fez o time se aproximar perigosamente da zona do rebaixamento.