A sequência recente ruim do Atlético no Campeonato Brasileiro dos últimos oito jogos, venceu apenas dois, com quatro derrotas e dois empates fez diminuir as chances do clube conquistar uma vaga na Libertadores da América 2018. Segundo os matemáticos, hoje o Furacão tem apenas 7,4% de chances de ir para a competição continental. Até mesmo entre os jogadores, a probabilidade de classificação é vista como remota, com a esperança aumentada caso o G7 vire G9.
Pelo regulamento da Libertadores, garantem vaga para a competição os quatro primeiros colocados no Brasileiro e o 5º e 6º colocado disputam a Pré-Libertadores. Como o Cruzeiro garantiu a vaga com o título da Copa do Brasil, abre mais uma vaga caso fique entre os seis primeiros e, como Grêmio e Flamengo ainda disputam, respectivamente, os títulos da Libertadores e Sul-Americana, podem dar a brecha para até o 9º colocado no Brasileiro ir para a Libertadores do próximo ano.
Ficamos mais distantes do G-7, por isso citei G-8 ou G-9. Realmente acho difícil o G-7, para ser bem sincero, mas as outras colocações são bem possíveis se fizermos por merecer. Se conseguirmos atuar bem e repetir as melhores atuações do ano, estaremos entre os nove primeiros, destacou o zagueiro Paulo André, revelando uma torcidinha pelos brasileiros nas competições internacionais. Aí teremos que torcer por uma ajudinha do Flamengo e do Grêmio. Vamos fazer o maior número de pontos possíveis, e depois ver a situação que a gente se encontra, disse.
Hoje o Atlético é o 11º colocado no Brasileiro, com 42 pontos, cinco a menos que o Flamengo, atual 7º colocado. O risco de rebaixamento, entretanto, é quase nulo: 2,3% – o time tem sete pontos a mais que o Vitória, que abre a ZR com 35 pontos.
Veja mais notícias do Athletico Paranaense, acompanhe os jogos, resultados, classificação e a história do Club Athletico Paranaense.