A derrota do Atlético por 2 a 1 para a Ponte Preta jogou por água abaixo as chances de o time disputar a Copa Libertadores do ano que vem. O cálculo está de acordo com o discurso do próprio técnico da equipe Fabiano Soares, que dizia antes da partida que o time deveria vencer as ultimas quatro rodadas restantes do Campeonato Brasileiro para continuar sonhando com a competição internacional da próxima temporada.
O resultado fez a equipes estacionar nos 45 pontos, na décima segunda colocação. O Flamengo, atual sétimo colocado, primeiro a entrar na pré-Libertadores, tem 50 pontos e ainda joga amanhã contra o Coritiba, fora de casa. Caso vença os próximos três compromissos que restam na competição, o Rubro-negro soma somente 54 pontos na tabela.
Por outro lado, o Furacão está praticamente livre do rebaixamento. O Vitória, primeira equipe fora da zona da degola, tem 39 pontos, seis de diferença para o Furacão. Ao que tudo indica, resta ao clube se contentar com a zona do agrião e projetar o time para a temporada de 2018.