16 mar 2019 - 14h10

A grandiosidade da vitória sobre o Peñarol, sete meses depois

Quando o Atlético venceu o Peñarol por 4 a 1 no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, a torcida rubro-negra comemorou demais.

Afinal, não é qualquer clube que consegue se impor desta maneira na casa do Peñarol, um dos clubes mais vitoriosos do futebol – cinco vezes campeão da Libertadores, três do Mundial Interclubes e o segundo clube do mundo com maior número de títulos nacionais.

Quebrando tabu

Foi a primeira vitória do Furacão fora de casa em 2018. A equipe estava há vários meses sem conseguir vencer fora de Curitiba.

Segunda maior vitória de um clube brasileiro em Montevidéu

Com a goleada por 4 a 1, o Furacão conquistou a segunda maior vitória de um clube brasileiro em jogos oficiais sobre o Peñarol em Montevidéu.

Em 1972, o Palmeiras de Ademir da Guia venceu o Peñarol no Estádio Centenário por 5 a 1, pela Copa do Atlântico de Clubes.

Em jogos amistosos, os Aurinegros haviam sido goleados outras três vezes: 3 a 0 para Vasco (1951) e Flamengo (1981) e também por 4 a 1 pelo Atlético Mineiro (2009).

Relembre o jogo

Campeón del Siglo

O estádio do Peñarol é recente: foi inaugurado em 2016. Antes disso, a equipe mandava seus jogos no Centenário.

O Peñarol perdeu apenas dois jogos para adversários estrangeiros no Campeón del Siglo: Palmeiras (3 a 2 em 2017) e Atlético (4 a 1 em 2018).

Importância para o título

Além disso, a vitória consolidou o comando de Tiago Nunes, que havia assumido uma equipe desacreditada e acabou conquistando o título da Sul-Americana. Muitos consideram aquele jogo como chave para o campeonato.

Na ocasião, Tiago parece ter se dado conta da magnitude do feito. “É uma história que vou contar para os meus netos. Vir aqui em Montevidéu e vencer é um feito. Tenho um respeito muito grande por esse clube, é histórico e uma equipe muito charmosa e querida. É uma história que vou levar para mim para sempre”, afirmou o técnico na coletiva pós-jogo.

A força do Penãrol

Mas a dimensão da vitória atleticana é evidenciada pela trajetória posterior do Peñarol. Passados sete meses, a equipe possui um desempenho espetacular jogando no Campeón del Siglo.

Depois de ser batido impiedosamente pelos futuros campeões sul-americanos, o Peñarol segue invicto em seus domínios.

Nas últimas 30 partidas que fez em sua casa, o Peñarol perdeu apenas dois jogos: para o Torque (por 4 a 3 em 31/5) para o Atlético (4 a 1 em 7/8).

Assuntos: |


Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…