2 abr 2019 - 10h04

Seis jogadores já vestiram as camisas de Athletico e Boca. Veja quem são

O Athletico receberá o Boca Juniors nesta terça-feira (2/4) na Arena da Baixada, pela Libertadores da América 2019, numa das partidas mais esperadas da temporada.

Será o segundo confronto entre os dois clubes – na década de 70, o Rubro-Negro venceu por 2 a 1. A relação entre Athletico e Boca existe também pelos jogadores que vestiram a camisa dos dois clubes.

A Furacao.com levantou a ficha de seis jogadores que tiveram a honra de atuar por Boca Juniors e Athletico Paranaense em suas carreiras. Confira quem são eles.

AVEIRO

O primeiro jogador que atuou pelo Boca Juniors e também vestiu a camisa do Atlético foi um paraguaio. Rubén Aveiro teve uma passagem discreta pelo Boca entre 1937 e 1938 (seis jogos e quatro gols). O atacante jogou ainda em outros clubes argentinos antes de chegar ao futebol brasileiro.

Aveiro foi o primeiro estrangeiro a vestir a camisa rubro-negra, em 1943. Ele teve participação decisiva na conquista do Campeonato Paranaense daquele ano. Depois jogou pelo Santos e pelo Atlético de Madrid.

DEL VECCHIO

Outro atacante que vestiu as duas camisas foi Emmanuele Del Vecchio. Brasileiro naturalizado italiano, foi um jogador de grande destaque, chegando a atuar pela Seleção Brasileira e grandes clubes mundiais. Craque do Santos, está marcado na história de Pelé: foi no lugar dele que o Rei do Futebol entrou em campo pela primeira vez em um jogo profissional, em 1956. No ano seguinte, Del Vecchio se transferiu para o futebol italiano. Sua maior conquista foi a Taça dos Campeões Europeu pelo Milanem 1962. Foi para o Boca no ano seguinte. Jogou dez partidas e fez quatro gols pelos Xeneizes. Foi contratado pelo Athletico em final de carreira, quando o presidente Jofre Cabral trouxe vários jogadores consagrados como Djalma Santos, Bellini e Dorval. Jogou pelo Furacão em 1968 e 1969, encerrando a carreira aos 35 anos.

LUIZ ALBERTO

Somente nos anos 2000 um jogador voltou a vestir a camisa dos dois clubes: o zagueiro Luiz Alberto. Vice-campeão da Copa das Confederações de 1999 pela Seleção Brasileira, ele jogou no Boca Juniors em 2010 – fez sete jogos, todos como titular. Foi contratado pelo Athletico em 2012 para a disputa da Série B. No Furacão, atuou 54 vezes, marcando dois gols e com uma participação importante no acesso à Série A. Em 2014, jogou pelo Náutico e encerrou a carreira no Tupy em 2016.

JORGINHO PAULISTA

O lateral-esquerda Jorginho Paulista foi o primeiro a fazer o caminho inverso: atuou primeiro no Athletico e depois no Boca. Ele fez parte do time que jogou a primeira Libertadores da América pelo Furacão em 2000. No segundo semestre do ano seguinte,  transferiu-se para o Boca Juniors. Fez 15 jogos, mas não deixou boas lembranças. Ele se aposentou em 2014, depois de jogar pelo Audax do Rio de Janeiro.

NAVARRO MONTOYA

O folclórico Navarro Montoya certamente foi o jogador de maior destaque com a camisa do Boca que passou pelo Atlético. Ídolo do clube argentino, o goleiro conquistou cinco títulos entre os anos de 1988 e 1996, foi eleito melhor jogador do Campeonato Argentino de 1994 e atuou 479 jogos com a camisa do Boca.

Dez anos depois de sua passagem pelo Boca e já com 40 anos de idade, El Mono foi contratado pelo Furacão. Fez apenas 3 jogos com a camisa rubro-negra e deixou o clube depois de cinco meses, insatisfeito com a reserva. Após pendurar as luvas, foi comentarista esportivo na Espanha e teve uma curta experiência como treinador em 2013 no Chacarita Junios.

OLAZA

Outro lateral-esquerda a jogar nas duas equipes foi o uruguaio Lucas Olaza. Chegou ao Rubro-Negro em 2014, com 20 anos e status de grande promessa. Mas disputou poucos jogos e não mostrou qualidade. Foi contratado pelo Boca no ano passado e assumiu a titularidade durante a Libertadores da América, inclusive disputando a final da competição. Atualmente está no Celta de Vigo, emprestado pelo Boca.

Esquecemos alguém?

Esse levantamento foi realizado com base em informações que tínhamos dos dois clubes. É possível que algum jogador tenha ficado de fora. Se você lembra de outro jogador que vestiu as camisas de Athletico e Boca, por favor fale conosco.

Festa

O jogo entre Athletico e Boca, válido pela terceira rodada da Libertadores acontece nesta terça (02/04) às 21h30 na Arena da Baixada. Torcedor rubro-negro que irá ao estádio: não esqueça de levar bexigas rubro-negras, bandeiras de mão e cachecóis do clube e, principalmente, apoiar, cantando durante os 90 minutos.

Assuntos:


Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…