17 abr 2019 - 14h34

Contra o Toledo, Athletico fará a primeira final de Campeonato Paranaense contra time de fora de Curitiba

A final contra o Toledo no próximo domingo (21/04) será a primeira disputa direta de um título de Campeonato Paranaense entre o Athletico e uma equipe do interior do estado.

Em 95 anos de história, o Furacão jamais fez uma final de Estadual contra uma equipe que não fosse de Curitiba. Neste ano, o Toledo conseguiu chegar à final graças à conquista do primeiro turno do Estadual (Taça Dirceu Krüger) – o que já é algo pouco frequente para times de fora da capital.

Primórdios

O Campeonato Paranaense antecede a existência da própria Federação Paranaense de Futebol. O futebol começou a ser praticado no Paraná no início do Século XX. Logo em seguida, surgiram os clubes e as Ligas.

Convencionou-se que o primeiro Campeonato Paranaense da história foi um torneio organizado pela Liga Sportiva Paranaense disputado em 1915 por quatro clubes de Curitiba (dentre eles, Internacional e América) e dois de Paranaguá. Somente a partir da década de 40 é que a FPF assumiu a organização do Campeonato Paranaense e que passou a existir uma participação efetiva dos times do litoral e do interior.

Até então, o estadual era disputado de maneira regionalizada e a Liga de Curitiba prevaleceu. Mesmo com disputas posteriores entre vencedores de Ligas de outros Municípios, eram essas as verdadeiras finais, consideradas tanto por torcedores quanto pelo esportistas.

Disputas contra o Operário

Entre 1929  e 1940, o Athletico chegou a disputar decisões contra o Operário Ferroviário (campeão da Liga de Ponta Grossa), com ampla superioridade e confirmando as conquistas que já haviam sido asseguradas na Liga de Curitiba.

Em 1929, por exemplo, o campeonato paranaense foi definido em um triangular entre os campeões regionais. Em 1930, o Operário chegou a desistir de disputar o segundo jogo da final depois de ter perdido o primeiro – o que evidencia a desimportância desses duelos.

Em 1934 foi disputado um triangular final e em 1939, um quadrangular final, e novamente o Athletico se sagrou campeão, tendo o Operário como vice.

Títulos em jogos contra times de fora da capital

A ausência de finais contra equipes de fora de Curitiba não significa que o Furacão nunca tenha disputado um título em um jogo contra um adversário do interior ou do litoral. Isso aconteceu em ocasiões em que a fórmula da competição assegurava a conquista por pontos e calhou de o jogo decisivo ser disputado contra um time de fora – que nessas ocasiões não lutava pelos mesmos objetivos.

O site oficial publicou uma interessante matéria sobre esses jogos:

  • Em 1958, em um campeonato de pontos corridos, o Athletico chegou ao título com uma rodada de antecedência vencendo o Rio Branco em Paranaguá por 4 a 3.
  • Em 1970, no Título da Raça, mais uma vez o Furacão desceu a serra e goleou o Seleto por 4 a 1, terminando a fase decisiva com mais pontos conquistados e comemorando o título depois de 12 anos de jejum.
  • Em 1985, o último jogo do segundo turno foi contra o Londrina na antiga Baixada. A vitória por 3 a 0 assegurou o título.
  • Em 2009, o Athletico recebeu o Cianorte na última rodada e venceu por 2 a 0 para ser mais uma vez campeão.

Times do interior como vice-campeão

Em apenas uma ocasião, o Athletico foi campeão e uma equipe de fora da capital ficou com o vice – mas neste ano não teve final. Isso aconteceu justamente em 1958, ano em que a fórmula foi de pontos corridos e o Operário foi o segundo colocado.

O título de 1958 foi especial porque se encerrou um jejum de títulos que perdurava desde o Furacão de 49. O time foi comandado em parte do campeonato pelos ídolos Jackson Nascimento e Caju, que confirmaram o título por antecipação na penúltima rodada com um 4 a 3 contra o Rio Branco em Paranaguá.

Por outro lado, jamais o Athletico foi vice-campeão em um ano de título conquistado por uma equipe de fora da capital.

Copa Paraná

Apesar de nunca ter acontecido em Campeonato Paranaense, o Athletico já disputou uma final de campeonato contra time de fora de Curitiba. Aconteceu em 1998, quando o Furacão enfrentou o Grêmio Maringá na final da extinta Copa Paraná. O título foi assegurado com duas vitórias: 4 a 0 em Maringá e 2 a 0 em Curitiba.

Athletico x Toledo

Por tudo isso, a grande final Athletico x Toledo já está na história. Será verdadeiramente a primeira disputa de título de Campeonato Paranaense entre o Rubro-Negro e uma equipe de fora de Curitiba. Na primeira partida, vitória do Toledo por 1 a 0, com gol nos acréscimos.

Agora, o Furacão precisará mostrar sua força na Arena da Baixada e conquistar uma vitória para assegurar o bicampeonato nesta decisão inédita.



Últimas Notícias

Brasileiro

Pesadelo ainda sem fim

Mesmo com mais um show da torcida atleticana dentro de casa, levando novamente mais de 40 mil pessoas ao Estádio Joaquim Américo, o rubro-negro voltou…