Eternizando conquistas
O coração atleticano estará sempre voltado para os feitos do presente e as glórias do passado. O verso do hino do Athletico Paranaense é um lema para os torcedores mais fanáticos.
A lembrança das grandes conquistas se faz pelo relato dos jogos, registro de fotos e vídeos e a memória de cada um. Alguns compram faixas dos títulos e pôsteres dos times campeões.
Mas Henrique Barollo deu um passo além na missão de eternizar as conquistas rubro-negras: criou uma obra única, com a reprodução do troféu e da medalha em um quadro para ocupar lugar de destaque na casa dos torcedores apaixonados. Com isso, qualquer atleticano pode ter hoje uma lembrança que apenas clube, jogadores e integrantes da comissão técnica receberam da Conmebol.
Ideia
Henrique é dono de uma empresa que produz peças em acrílico. A ideia de produzir arte em MDF (material derivado da madeira) veio a partir da encomenda de um tio, que queria um escudo de clube.
“Outras pessoas viram a qualidade do escudo e apareceram mais interessados. Como era próximo ao Dia dos Pais, resolvi fazer de outros cubes, sempre buscando os mínimos detalhes possíveis”, conta o artesão.
O trabalho dele ficou conhecido quando produziu um quadro com a coletânea dos vários modelos de escudos do Athletico ao longo da história (veja imagem acima). Com a conquista da Copa Sul-Americana 2018, veio a ideia de uma recordação do título.
Processo de produção
A produção dos quadros é realizada por etapas: desenho, corte das peças, pintura e montagem. O processo é cuidadoso e Henrique é muito detalhista: quer entregar a cada cliente um produto único.
“O quadro da Sul-Americana vem com uma moldura rústica envelhecida. A taça tem acrílico espelhado e detalhes gravado no laser, acrílico preto e o MDF, que também vai na medalha com pintura dourada especial, tarjeta do globo e logo central. A ideia da moldura envelhecida é que por fora o tempo desgastou, mas o que tem dentro está intacto e muito bem protegido por um vidro de 3mm”, explica.
Homenagem a Sicupira
Foi Henrique Barollo quem produziu o quadro em homenagem a Sicupira, entregue pela Furacao.com, Trétis e Guerrilheiro da Baixada em nome de toda a torcida atleticana antes do jogo contra o Bahia.
A partir da criação do bigode de Sicupira, Henrique transformou em realidade a homenagem virtual dos atleticanos ao grande craque da 8.
Próximos projetos
Ainda há quadros da Sul-Americana disponíveis para a venda, ao preço de R$150. Mas Henrique já trabalha no próximo projeto: um quadro em comemoração ao título brasileiro de 2001.
“Cada cliente que pega o quadro nas mão tem uma reação de satisfação e alegria de ter algo tão luxuoso e valioso, a lembrança do título. Eu fico muito feliz quando dizem que é mais bonito pessoalmente, isso é muito gratificante”, afirma.
Como comprar
Quem tiver interesse em adquirir um quadro pode fazer a encomenda diretamente com o Henrique:
- WhatsApp: (41) 99651-6045
- Instagram: Acrilicosmdf
- Twitter: Artnomdf
- Valor: R$150,00
- Especificação do quadro: taça da Copa Sul-Americana feita em acrílico espelhado medindo 35 cm, moldura em MDF rústico 40x45x3 cm e fechando com um vidro de 3mm. Projetado para ser pendurado na parede.