21 maio 2019 - 19h17

Athletico já fez dez jogos oficiais contra argentinos; relembre os duelos

Nas últimas duas décadas, o torcedor atleticano se acostumou com várias partidas internacionais e a rivalidade histórica entre Brasil e Argentina não poderia ficar de fora dessa história.

O histórico contra argentinos em partidas oficiais começou em 2006. Um confronto histórico, válido pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, contra o gigante River Plate. Foram dois jogos intensos. No primeiro, vitória por 1 a 0 em pleno Monumental de Nuñez. Brilharam as estrelas de três jogadores: gol de Marcos Aurélio em jogada de Denis Marques e várias intervenções importantes do goleiro Cleber.

Na segunda partida, na Arena da Baixada, um empate por 2 a 2, com dois belos gols de Jancarlos e destaque para o então meia atacante do River, Marcelo Gallardo, hoje técnico da equipe.

Libertadores

O Athetico voltou a ter um argentino pelo caminho apenas oito anos depois. Na Libertadores de 2014, o sorteio da fase de grupos colocou o Velez Sarsfield no mesmo grupo do Rubro-Negro. Foram duas partidas em que o Athletico não conseguiu encontrar um bom futebol e duas derrotas, sendo  2 a 0 na Argentina e 3 a 1 na Vila Capanema. O  gol do Athletico foi marcado pelo zagueiro Dráusio, atualmente no futebol português.

Na Libertadores de 2017, novamente um clube argentino na primeira fase. Dessa vez, o adversário foi o San Lorenzo. No primeiro jogo no Nuevo Gasómetro, vitória do Furacão por 1 a 0, gol marcado pelo argentino Lucho González.

O segundo jogo na Baixada foi muito ruim. A derrota por 3 a 0 dificultou bastante a vida do Athletico na Libertadores. Isso obrigou o time a vencer a Universidad Católica no Chile para garantir a classificação às oitavas.

Sul-Americana histórica

Na histórica campanha da Copa Sul-Americana de 2018, o Furacão teve mais um confronto contra uma equipe argentina: o Newell’s Old Boys.

Na primeira partida na Baixada, um atropelo do Athletico: 3 a 0, em uma das melhores apresentações do Athletico no ano até então, gols marcados por Pablo, Nikão e Guilherme.

No segundo jogo, em Rosário, a boa atuação não se repetiu, mas ainda assim numa jogada inteligente, Nikão marcou o gol fora que deu a tranquilidade e a classificação pro Athletico, mesmo com a derrota por 2 a 1.

E vem o Boca

O último argentino a entrar na história atleticana foi o Boca Juniors. Apesar de ter sido adversário em um torneio amistoso na década de 70, o tradicional time argentino ainda não tinha sido adversário do Furacão em nenhuma partida oficial.

Bruno Guimarães. Foto: FURACAO.COM/Joka Madruga

O confronto foi histórico: 3 a 0 na primeira partida, com hat trick do argentino Marco Ruben, que vai ficar por muito tempo na memória do torcedor atleticano

O jogo da volta na tradicional Bombonera também ficará marcado. Apesar da derrota por 2 a 1, a torcida atleticana fez bonito na arquibancada e o time correspondeu em campo – se não fosse a arbitragem tendenciosa, a história teria sido outra…

O ano de 2019 tem sido histórico para o torcedor atleticano. Para completar, o sorteio das oitavas de final colocou novamente o Boca Juniors no caminho do Furacão. Serão mais dois jogos que com certeza entrarão para a história do Athletico.

Mas antes de voltar a enfrentar a temida Bombonera, o adversário na próxima quarta-feira será o primeiro argentino que o Athletico enfrentou oficialmente, o River Plate. O confronto por si só já está na história: vale taça, vale novamente uma conquista continental. Que o Athletico consiga repetir o sucesso do primeiro confronto com o River e levante mais essa taça!

Histórico contra argentinos:

River Plate: 2J; 1V; 1E; 3GM; 2GS
Vélez Sarsfield: 2J; 2D; 1GM; 5GS
San Lorenzo: 2J; 1V; 1D; 1GM; 3GS
Newell’s Old Boys: 2J; 1V; 1D; 4GM; 2GS
Boca Juniors*: 2J; 1V; 1D; 4GM; 2GS
Total: 4V; 1E; 5D; 13GM; 14GS

V – Vitória; D – Derrota; E – Empate; GM – Gols Marcados; GS – Gols sofridos.

*Não foi considerado o jogo amistoso em 1973, em que o Athletico venceu por 2 a 1.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…