27 maio 2019 - 10h57

Falta saber sofrer: metade dos gols sofridos pelo Athletico é nos minutos finais

A frase dita tantas vezes por Paulo Autuori sobre “saber sofrer” passa longe da Arena da Baixada neste ano. A derrota deste domingo diante do Flamengo no Maracanã com dois gols nos acréscimos é um filme que vem se repetindo para os atleticanos. Mais uma vez na temporada, o time deixa escapar a vitória nos minutos finais.

O time principal do Athletico disputou 14 partidas na temporada de 2019. A equipe tomou 15 gols. Quase a metade deles saiu nos dez minutos finais de jogo. O número assusta: foram 7 gols levados nos últimos instantes das partidas.

Dos 7 gols sofridos nos minutos finais, dois deles custaram ao Furacão dois pontos na Libertadores da América (88’ vs. Jorge e 90+5’ vs. Boca). Houve interferência direta na classificação: a equipe teria assegurado o primeiro lugar na fase de grupos.

O efeito no Brasileirão é ainda mais significativo. Três gols custaram cinco pontos (89’ vs. Chapecoense e 90’, 90+6’ vs. Flamengo). Se a equipe tivesse evitado esses gols e assegurado os resultados, estaria ocupando a vice-liderança da competição com 12 pontos – atrás apenas do Palmeiras, que soma 16.

É um dado preocupante que pode causar insegurança na equipe e que causa muitos questionamentos no torcedor. O Athletico é o time com menos jogos oficiais no ano. Seria a falta de ritmo ou o preparo físico fazendo diferença nos minutos finais? Ou então o psicológico do time de recuar muito no fim do jogo?

Tiago Nunes admitiu neste domingo na coletiva pós-jogo que errou em recuar o time na substituição de Braian Romero por Paulo André minutos antes de sofrer o empate, preferindo mais se defender a atacar, o que não é uma característica do time.

O treinador e a comissão técnica precisam ficar atentos a esse problema. Que esses dados sirvam para ligar o alerta e melhorar a preparação da equipe. Na próxima quinta-feira há decisão contra o River Plate. O Furacão tem uma vantagem na disputa. Saber se defender e saber sofrer nos minutos finais vai ser fundamental para a conquista do título. Vamos lutar por mais essa taça!



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…