O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
22 jul 2019 - 11h54

Parte 5: Athleticanismo, razão e ciência – Lições do velho e bom “Niccão” ao nosso querido “Prínci-dente”

Continuação do texto dedicado ao nosso Presidente Mario Celso Petraglia como fonte de inspiração, assim como fez Niccolò Machiavelli ainda no período que o Brasil e a América (que vamos conquistar), ainda engatinhava. Texto adaptado de MACHIAVELLI, Niccolò, O PRÍNCIPE, escrito em 1505 e publicado em 1515. (recomenda-se a leitura dos textos anteriores).

VI – Dos torcedores novos que se conquistam com títulos e virtudes dos outros.

Aqueles que somente com investimento econômico se torna dono de clube, pouca fadiga assim se transformam, mas só com muito esforço assim se mantém: não encontram dificuldade porque tornam-se donos de clube em instituições que já detém uma identidade própria; mas toda dificuldade nasce depois que tornaram-se donos. São aqueles aos quais é concedido um clube, seja por dinheiro, seja pelo carisma dos concedentes.

Estes estão submetidos à vontade e sorte de quem lhes concedeu o clube, que são duas coisas grandemente instáveis e volúveis: e não sabem e não podem manter sua opinião. Não sabem, porque, se não são torcedores fiéis e imbuídos dos valores do clube. Ainda, os clubes que surgem rapidamente, como todas as coisas da natureza que nascem e crescem depressa, não podem ter raízes e estruturação perfeitas, de forma que a primeira adversidade os extingue; salvo se aqueles que repentinamente se tornaram donos de clube de futebol, forem de tanta virtude que saibam desde logo preparar-se para conservar aquilo que o dinheiro lhe pôs nos braços, formando posteriormente as bases que os estabeleceram antes de se tornar proprietários.

Destes dois citados modos de vir a ser dono de um clube de futebol, por virtude ou pela capacidade de investimento no clube, quero apontar dois exemplos ocorridos nos dias de nossa memória: Ronaldo Nazario e Dietrich Mateschitz. Ronaldo, pelos meios devidos e com sua virtude enquanto investidor, de jogador de futebol tornou-se dono do Real Valladolid da Espanha; e aquilo que com mil esforços tinha conquistado, a tendencia é com pouco trabalho deve conseguir manter sua posse. Por outro lado Dietrich Mateschitz, adquiriu algumas equipes de diversos esportes e clubes de futebol, com dinheiro que obteve com a venda de bebidas energéticas, e justamente por esta razão pode perder os clubes de futebol. Mesmo que fosse por ele utilizado todos os meios e feito tudo aquilo que devia ser efetivado por um gestor desportivo prudente e virtuoso, para lançar raízes naqueles clubes que os títulos e o dinheiro eram de outras fontes de rendimento que não as diferentes modalidades esportivas. Porque, como se disse acima, quem não lança os alicerces primeiro, com uma grande virtude poderá estabelecê-los depois, ainda que se façam com aborreciementos o dono e perigo para a torcida. Se, pois, se considerarem todos os progressos de Dietrich Mateschitz, ver-se-á ter ele estabelecido grandes alicerces para o futuro, os quais não julgo superfulo, e sua disposição se tornaria em vão, quando em resultado de uma má sorte seus negócios como bebidas perderem folego ou suas ‘asas’ necessárias para o voo.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…