16 set 2019 - 20h57

Furacão fecha primeiro turno do Brasileiro na 11ª colocação

Na última rodada o Athletico foi derrotado em casa para o Avaí, essa foi a última partida do Furacão no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O rubro-negro ocupa a 11ª colocação com 26 pontos, uma campanha que está um pouco abaixo do esperado pelo torcedor, já que o clube está a 6 pontos de distância do G6 (grupo de classificação para a Copa Libertadores).

Estatísticas

Os números do Furacão não são ruins, a equipe possui o 5º melhor ataque da competição com 25 gols marcados, empatado com o Internacional. Já sua defesa é a 7ª melhor com 19 gols sofridos, ao lado de Santos e Botafogo.

A campanha como mandante não está tão boa como nos últimos anos, apenas a 7ª melhor do campeonato, porém ela é responsável por 70% dos pontos conquistados pela equipe. Como visitante o rubro-negro está na 11ª colocação, conseguiu apenas 2 vitórias, 2 empates e sofreu 6 derrotas. Comparando com o último Brasileirão pode-se considerar uma evolução, já que em 2018, o Athletico conseguiu apenas 2 vitórias fora de casa no campeonato inteiro.

Projeção para o 2º turno

Mesmo que esse desempenho não seja tão animador, o torcedor atleticano tem alguns motivos para ficar confiante para a etapa final do campeonato. O principal desses motivos é o fato de o Athletico ter disputado 7 das 19 partidas com sua equipe reserva, devido aos confrontos decisivos na Copa Libertadores e na Copa do Brasil. O aproveitamento da equipe quando não contou com os titulares é de 23%, equivalente ao do Avaí, lanterna da competição.

A partir da primeira rodada do segundo turno, o Athletico disputará apenas essa competição pelo resto do ano, então poderá contar com sua força máxima em todas as partidas. Os titulares do rubro-negro possuem um aproveitamento de 58% nas 12 partidas que disputaram, o que hoje equivale a um aproveitamento de G4.

Outro motivo que dá confiança para o torcedor é quando se compara a campanha desse ano com a do ano passado. Em 2018, o Furacão fez um péssimo primeiro turno, terminou os seus 19 primeiros jogos com apenas 21 pontos, beirando a zona de rebaixamento, e mesmo assim brigou pelo G6 até a última rodada, terminando o ano com 57 pontos, apenas 2 pontos atrás do sexto colocado, porém com sua vaga na Libertadores garantida pelo título da Sul-Americana.

O Athletico tem totais condições de brigar por uma vaga na principal competição das Américas via Campeonato Brasileiro. Ainda mais assumindo a possibilidade de que o G6 pode virar até G9, caso os campeões da Sul-Americana e Libertadores sejam brasileiros e estejam nas primeiras colocações. Porém o torcedor atleticano espera muito que a vaga para a Copa Libertadores da América de 2020 já venha nessa próxima quarta-feira, junto com o título inédito da Copa do Brasil.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…