Athletico empata com o Vasco após mais um pênalti polêmico
O Athletico empatou com o Vasco da Gama por 1 a 1 na tarde deste domingo no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, na primeira rodada do segundo turno do Campeonato Brasileiro 2019.
O Furacão vencia o jogo por 1 a 0, com um gol de cabeça marcado por Madson logo aos 3 minutos do segundo tempo. Abner Vinícius cobrou falta, e Madson se antecipou a Fernando Miguel para testar para o fundo da rede.
De novo o VAR
A vantagem era consistente e poderia ter sido ampliada, mas o lance capital da partida foi a marcação de um pênalti aos 20 minutos. Danilo Barcelos cobrou falta, a bola desviou na barreira e o árbitro Anderson Daronco marcou escanteio.
Daniel Nobre Bins, também gaúcho e responsável pelo VAR, acionou Daronco para verificar um possível toque de mão de Rony. Veja o lance e tire a sua própria conclusão:
POLÊMICA! O @AthleticoPR reclamou muito sobre o pênalti que acabou originando o gol de empate do @VascodaGama em São Januário após esse lance na área. Foi pênalti ou não? #BrasileirãoNoEI pic.twitter.com/ApIWTqbSEc
— Esporte Interativo (@Esp_Interativo) September 22, 2019
O pênalti foi assinalado para os donos casa. Danilo Barcelos cobrou, Santos chegou a tocar, mas a bola entrou.
Mais um pouco de VAR
Aos 40 minutos, depois de um bate-rebate no escanteio, Raul chutou para o gol, a bola desviou em Lucas Halter e entrou. Seria a virada do Vasco, não fosse a falta cometida por Henríquez imediatamente antes.
O colombiano chutou a cabeça do goleiro Santos, que ficou estatelado no chão durante a continuação da jogada. Na transmissão da Globo, o ex-árbitro Paulo César de Oliveira se resignou diante da clareza do lance: “Não vejo outra alternativa a não ser anular”.