19 out 2019 - 19h17

Desmistificando algumas coisas

Se até pouco tempo atrás o Furacão era soberano jogando em seus domínios e sofria como visitante nas últimas temporadas, 2019 poderá ficar marcado não só como um ano brilhante em termos de títulos – campeonato paranaense, J. League/CONMEBOL e Copa do Brasil -, mas também como a quebra de uma antiga sina.

O Athletico tem invertido o padrão e está mostrando força longe da Arena da Baixada. A equipe de Tiago Nunes já soma seis jogos sem perder longe do Caldeirão no Campeonato Brasileiro – são três empates e três vitórias.

Grama sintética?

Calcanhar de Aquiles nos últimos anos, o desempenho ruim fora de casa não é mais problema para o Furacão.

Além dos grandes momentos na Copa do Brasil, com classificação sobre o Flamengo no Rio e título contra o Internacional no Beira-Rio, o aproveitamento da equipe no Campeonato Brasileiro já é melhor que em 2018 – com ainda 12 rodadas por serem disputadas.

2019, portanto, é um ano atípico da história atleticana quando o assunto é o aproveitamento como mandante e visitante. O Furacão é dono da 6ª melhor campanha longe de Curitiba e é só o 10º melhor sob seus domínios.

Em meio ao mito que se criou sobre a “inegável” influência da grama sintética nas vitórias do Athletico – e muito ainda se comenta em programas esportivos -, os números e fatos deste ano vão na contramão da suposta vantagem do Furacão ao jogar na Arena.

Como visitante, a equipe tem quatro vitórias (CSA, Cruzeiro, Bahia e Fluminense), quatro empates e seis derrotas, com aproveitamento total de 38,1%

Vale lembrar que em todo o Brasileirão de 2018 o time conquistou apenas duas vitórias fora, além de sete empates e dez derrotas.

Nos últimos seis jogos como visitante, o Furacão empatou com Santos (1 a 1), Vasco (1 a 1) e Corinthians (2 a 2); e venceu o Internacional (2 a 1, na finalíssima da Copa do Brasil), Bahia (2 a 1) e Fluminense (2 a 1).

O Athletico ainda conta com o segundo melhor ataque como visitante no Brasileiro. A equipe de Tiago Nunes tem 21 gols marcados fora de casa, atrás somente do líder Flamengo, que tem 23.

Retrospecto

Confira os números do Athletico como visitante nos últimos cinco anos:

2015

24 jogos – 6 vitórias, 5 empates e 13 derrotas;

Aproveitamento = 31,9%.

*2016

36 jogos – 8 vitórias, 9 empates e 19 derrotas;

Aproveitamento = 30,5%.

 *2017

35 jogos – 9 vitórias, 9 empates e 17 derrotas;

Aproveitamento = 34,2%.

 2018

29 jogos – 6 vitórias, 12 empates e 11 derrotas;

Aproveitamento = 34,5%.

*Inclui a participação do Campeonato Paranaense com o time principal ou misto

Tiago Nunes

O comandante rubro-negro – que completou 100 jogos no comando do time, com aproveitamento total de 60% (52 vitórias, 22 empates e 26 derrotas) – comentou na última coletiva de imprensa, após a vitória sobre o Fluminense no Maracanã, o atual momento do time:

“Estamos com uma campanha bem sólida fora de casa e isso desmistifica algumas coisas que o Athletico ouve pelo Brasil afora sobre a questão do fator local e jogar fora. Hoje conseguimos imbuir aos atletas que precisamos buscar a vitória, independente do cenário que vamos encontrar”.

Saiba Mais



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…