Um dos maiores objetivos do Athletico na temporada já foi alcançado: a conquista de uma vaga na Libertadores da América de 2020. E o melhor: a conquista veio junto com um título inédito.
Porém, ainda restam dez rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, e muitos times, se estivessem no lugar do Furacão, já estariam “de férias”.
Até mesmo alguns torcedores esperavam que o comandante, Tiago Nunes, fosse utilizar os jogos seguintes ao título da Copa do Brasil para rodar o elenco e observar alguns outros jogadores. Porém, o técnico foi claro em dar um objetivo ao elenco e manter a competitividade do jogadores.
Após o empate com o Vasco, pela 20ª rodada do Brasileirão, o professor assim resumiu o foco da equipe:
“Temos um grupo muito bem concentrado. Eles querem competir, tem muita fome de marcar história. Não vão entregar de maneira fácil, a gente tem interesse na competição. Primeiro fazer 50 pontos para escapar do Z-4 e depois dentro disso continuar fazendo grandes jogos. A gente carrega hoje a representatividade de uma equipe campeã da Copa do Brasil.”
Apesar de alguns resultados decepcionantes em casa, pontos importantes foram conquistados longe da Arena da Baixada, e permitiram o treinador ir além após a vitória contra o Goiás, em casa, na rodada passada:
“O nosso foco é tentarmos chegar no G6, que era nosso objetivo inicial da temporada e, mesmo com a vaga, continua sendo esse. […] Hoje estamos a três pontos do 5º colocado e isso nos faz sonhar para que a gente possa postular uma vaga nessas primeiras posições. Isso tem servir de motivação e mobilização para mantermos o foco até o final.”
SEM RISCOS, E CRESCENDO
Hoje na 8ª colocação, o Athletico está a uma vitória de chegar aos 45 pontos que, nos últimos anos, significam afastar qualquer risco de rebaixamento.
Com a última vitória, o Athletico ultrapassou na tabela outro rival pelo G6, o Bahia (9º), deixando-o com 41 pontos. A vitória contra o tricolor baiano na 23ª rodada, fora de casa, foi determinante e aumentou o foco do time no atual objetivo.
RUMO AO G6
Olhando adiante, o time que fecha o G6 é o Corinthians, que já atingiu os 45 pontos, mesmo apresentando um desempenho bastante questionado há algumas rodadas.
Entre os dois clubes, porém, está o Grêmio que, com a eliminação na Libertadores na última semana, concentra agora todos os seus esforços para voltar para a competição continental no próximo ano. O Furacão ainda recebe o tricolor gaúcho, na 35ª rodada.
DÁ PRA SONHAR?
Para chegar ao G6, o nível de competitividade a ser apresentado pelo Athletico é grande, o que, se atingido, poderá, porque não, permitir alçar voos maiores. Até porque cada posição conquistada significa maiores valores de premiação; a diferença entre 4º e 6º colocados, por exemplo, é de quase 4 milhões de reais (confira aqui a tabela de valores).
Em 5º está o Internacional, também com 45 pontos, justamente o rival batido na final da Copa do Brasil que, por conta disso, também foca em buscar a vaga continental. O retorno ao Beira-Rio na próxima quinta-feira pode ser visto, assim, como um jogo de seis pontos, e pode apresentar dois times muito focados na vitória por conta do histórico recente. Para o Athletico, também pesará “a representatividade de uma equipe campeã da Copa do Brasil” sobre a qual tanto insiste, acertadamente, Thiago Nunes.
Fechando o G4, está o São Paulo, com 49 pontos. Ainda há um confronto com a equipe paulista na 32ª rodada, fora de casa e, se o Furacão manter o foco e ritmo, pode chegar na partida já almejando conquistas maiores no Brasileirão.
OS PRÓXIMOS CONFRONTOS
Confira quais são os desafios seguintes do Athletico até o final do Campeonato. Serão cinco jogos em casa, e cinco fora:
29ª Rodada: Internacional x Athletico
30ª Rodada: Athletico x CSA
31ª Rodada: Athletico x Cruzeiro
32ª Rodada: São Paulo x Athletico
33ª Rodada: Athletico x Botafogo
34ª Rodada: Atlético-MG x Athletico
35ª Rodada: Athletico x Grêmio
36ª Rodada: Ceará x Athletico
37ª Rodada: Athletico x Santos
38ª Rodada: Avaí x Athletico