O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
11 dez 2019 - 11h58

O estranho caso dos torcedores que cobram gratidão mas são ingratos

Início de 2018. Um simpático tiozinho de trinta e tantos anos e cabeça tomada por cabelos brancos assume o time aspirante do Furacão. Com muita educação e, principalmente, competência, logo conquista toda a torcida. Faz – pela primeira vez – um Athletico alternativo vencer o estadual. E em cima do maior rival. E revelando grandes jogadores.

Poucos meses depois, é chamado interinamente para assumir o Furacão principal. O cenário não é dos melhores: somos penúltimos do Brasileirão, atrás até do humilde Paraná Clube. Novamente, com muita dedicação e competência, faz o Athletico disputar uma vaga na Libertadores via Brasileirão. E mais: faz história conquistando a Sul-Americana pela primeira vez.

2019 começa e só agora a diretoria se coça para efetivá-lo no cargo. Mesmo vindo da segunda maior conquista da história do clube, segue recebendo um dos piores salários da Série A. Recebe proposta formal do Atlético-MG para ganhar mais. Balança, mas fica. Que bom! Porque aqui vence mais dois títulos inéditos: a pitoresca Suruga e a muito sonhada Copa do Brasil.

Antes da final, ele diz que pode pedir o boné após a decisão. Diz estar muito cansado. Nas coletivas, um festival de declarações de uma pessoa claramente confusa. Por vezes, diz que não se imagina longe daqui. Em outras, dá a entender que pode sair no fim da temporada. A maior parte da torcida não dá a menor bola para as palavras que apontam o fim de ciclo. E se agarram com unhas e dentes nas frases que dizem que deve ficar.

Tiago Nunes decide cumprir o contrato e partir para um time que pagará algo próximo do dobro do que o Furacão ofereceu e com uma visibilidade ainda maior. Escolha mais do que normal. Não para os mimados.

Para esses, ele é um traidor. Um mercenário. Imagino que todos esses trabalhem apenas por amor às suas empresas e que jamais aceitariam uma proposta para ganhar mais do que o dobro em um concorrente.

O fato é: Tiago Nunes teve falhas de comunicação que chatearam a torcida antes de sair: sim. Mas não é possível que um torcedor do Furacão que o acompanhou nesses últimos dois anos acredite que ele é um mau caráter. “Ah, mas ele não podia levar tantos profissionais da nossa comissão. Ele não podia querer levar nossos jogadores.” Aí cabe a nossa diretoria segurar os profissionais valorizando-os. É mais do que normal ele querer trabalhar com quem confia.

Por mais que você reprove toda a novela da saída dele, o que é maior? As picuinhas de uma saída conturbada ou a lindíssima história que ele comandou aqui. “Ah, mas não foi só ele. Tem um grande projeto por trás.” De fato, o projeto é lindo. Mas não levantava uma taça grande há 17 anos.

Desde a saída, graças a uma nota oficial, virou um mantra cobrar gratidão do treinador que ganhou as maiores oportunidades da carreira aqui. (Ganhou, não. Conquistou desde os aspirantes.) Mas e a torcida? Não deve ser grata? Como diz a nota, “gratidão é a voz do coração”, não é mesmo? Espero que toda essa revolta seja cabeça quente. E que logo a maioria da torcida saiba voltar a dar valor a um cara legal que mudou a nossa história. Se não conseguir mais idolatrar, que saiba ao menos respeitar. “O tempo é o senhor da razão.”



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…