O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
11 dez 2019 - 11h58

Tradição ou evolução II

Exatamente por ser “velho pra cacete” – já passei dos sessenta e faz tempo – eu, mais do que ninguém, teria “o direito” de ser apegado ao conservadorismo, às tradições mais remotas, ao antigo, enfim, ser mais um daqueles anciãos chatos, reacionários e que têm aquele discurso que, a rigor, ninguém aguenta, cheio de “na minha época…”, “antigamente…”, “aquilo sim é que era…”.

Sabe aqueles velhotes metidos a “professores da vida” que, quando chegam numa roda, repentinamente provocam uma “saída em debandada” e acabam ficando sozinhos, ou, no máximo, com mais um ou dois “piedosos”? Pois é, mas uma coisa que sempre pedi fervorosamente em minhas orações foi a de não me tornar mais um desses “intoleráveis macróbios” incapazes de perceber que a evolução, em tudo e por tudo, é um processo irrefreável e que temos todos que nos adaptar às mudanças que ela traz em ritmo cada vez mais intenso e acelerado, sob pena de ficarmos à margem da nossa própria realidade do dia a dia.

Todavia, o que mais me causa perplexidade não é o fato do reacionarismo se encontrar presente “na cabeça” da maioria dos nossos idosos – o que é por demais compreensível e até mesmo aceitável -, mas é ele se encontrar na de muitos jovens. O Club ATHLETICO Paranaense está hoje onde está porque nessas últimas duas décadas aceitou e acompanhou de muito perto as mudanças que ocorreram no mundo. Essas mudanças continuarão a acontecer. Deixar de acompanhá-las não é mais uma opção. Não quero que vocês concordem comigo, quero apenas que pensem a respeito com serenidade e realismo.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…