6 mar 2020 - 22h59

Jorge Wilstermann: saiba mais sobre o adversário do Athletico no grupo C

Com raízes ligadas ao Lloyd Aereo Boliviano (antiga companhia aérea da Bolívia), o Club Cultural y Deportivo Jorge Wilstermann – que originalmente se chamava Club Tennis LAB – é um dos maiores campeões de seu país. São 15 títulos nacionais em 70 anos de história, empatado em segundo lugar com o The Strongest, ambos atrás apenas do Bolivar na lista dos maiores campeões nacionais. O nome da equipe é uma homenagem ao primeiro piloto comercial do país, morto em um acidente aéreo.

Com tamanha relevância em seu país, os Aviadores (como são conhecidos) são frequentadores habituais da competição mais cobiçada da América: pela Copa Libertadores, o time boliviano já fez nada menos que 120 jogos (considerando a partida já realizada na última quarta-feira, na qual o Jorge Wilstermann superou o Colo Colo por 2 a 0 em jogo realizado no estádio Félix Capriles, casa da equipe boliviana, em Cochabamba, a 2600m de altitude).

Embora o retrospecto na competição não seja bom (são apenas 36 vitórias em toda a história, contra 61 derrotas), a equipe ostenta em sua trajetória uma campanha digna de orgulho: no ano de 2017, os Aviadores conseguiram avançar até as quartas-de-final, após se classificarem em um grupo com Peñarol, Palmeiras e Atlético Tucumán e superar o Atlético Mineiro nas oitavas de final. Trata-se do melhor desempenho de uma equipe boliviana no formato atual da competição.

Contra o Furacão, são dois confrontos na história, ambos recentes, ocorridos na Copa Libertadores da América de 2019, com uma vitória para cada equipe (4 a 0 para o Athletico na Arena da Baixada e 3 a 2 para a equipe boliviana em seus domínios). Da equipe que enfrentou o Furacão no segundo jogo do ano passado, apenas o goleiro Gimenez, o lateral esquerdo Aponte e os atacantes Chávez e Serginho jogaram a partida contra o Colo Colo, ou seja, tal qual o Furacão, a equipe titular boliviana também passou por grandes transformações: tempero que deve dar ainda mais imprevisibilidade aos confrontos deste ano.

O Furacão enfrenta os Aviadores nos dias 17/03, às 19:15, em Cochabamba e 21/04, às 21:30, na Arena da Baixada.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…