19 ago 2020 - 21h44

Athletico joga mal, vacila no final e é derrotado pelo Palmeiras

Era para ser o início de uma boa e interessante sequência de jogos. Das próximas seis partidas, quatro serão sob mando rubro-negro. Isso acontecerá devido adiamento do duelo contra o Galo (que seria em Minas, dia 29/08) e pela antecipação do jogo contra o São Paulo (previsto anteriormente para o dia 20/09 e que ocorrerá na próxima quarta-feira).

O Athletico não conseguiu manter o bom retrospecto na Baixada até então, neste ano – eram dez vitórias e um empate.

Lucas Silvestre (filho de Dorival Junior), a exemplo do último jogo, comandou a equipe do banco de reservas. Esta situação também deverá ser mantida para a partida contra o Fluminense. O técnico rubro-negro testou positivo para Covid-19 – antes do duelo contra o Santos – e permanece afastado.

Expectativa foi criada pela possibilidade de mudanças na equipe titular rubro-negra. Erick e Bissoli continuam em processo de recuperação de contusão e seguem fora.

O Palmeiras vinha pressionado pelas más performances – iniciou o Brasileirão com dois empates (não jogou a primeira rodada contra o Vasco). Neste ano, eram oito jogos e nenhuma vitória (seis empates e duas derrotas) contra rivais da primeira divisão.

Vanderlei Luxemburgo não contou com Felipe Melo (lesão muscular) e Luan Silva (lesão no joelho).

Confira como foi o jogo:

1º Tempo

As duas equipes iniciaram o confronto lançando-se ao ataque. Carlos Eduardo ficou com o rebote após Gómez afastar errado, mas finalizou para fora, aos 3 minutos.

A exemplo do ocorrido no último jogo, o Athletico tocava a bola e tentava achar uma brecha na zaga adversária. O Palmeiras insistia nas ligações diretas.

Halter recebeu cruzamento na grande área e subiu sozinho, mas cabeceou sobre gol. Excelente e clara chance desperdiçada, aos 18 minutos.

O Furacão controlava as ações ofensivas do Porco e detinha de maior posse de bola.

Aos 29, Nikão precisou ser substituído após contusão na coxa. Geuvânio entrou.

Os paulistas chegaram a primeira vez apenas aos 35 minutos, em jogada entre Rony e Gómez. Mas o zagueiro estava impedido.

Carlos Eduardo recebeu por trás da marcação, mas Weverton se antecipou e afastou o perigo.

A primeira etapa terminou com o Rubro-Negro apresentando um jogo burocrático e esbarrando na defesa palmeirense. Os comandados de Luxemburgo tinham problemas na criação de jogadas, não conseguindo encaixar o jogo individual e coletivo.

2º Tempo

Pênalti? Cittadini recebeu bom passe na grande área, avançou e só parou quando foi derrubado por Patrick de Paula, aos 6 minutos. O polêmico lance chegou a ser checado pelo VAR, mas a penalidade não foi assinalada.

O Palmeiras chegou com Rony em sua já conhecida jogada dos tempos de Furacão: dominou no peito, puxou para dentro, mas chutou muito torto.

Jogo dava sinais de leves melhoras, com maior movimentação. Palmeiras passou a marcar mais alto e o Athletico buscava o setor ofensivo, mas com muita dificuldade.

Lucas Lima chegou a balançar as redes, mas a jogada já não valia – o bandeirinha marcou impedimento de Rony, aos 16 minutos.

Aos 25, Patrick de Paula ficou com a sobra do escanteio, mas pegou mal na bola, chutando para fora.

Cittadini assustou. Ele recebeu perigosa bola de Wellington e Rony disputou para tentar o desarme. O jogador rubro-negro conseguiu manter a posse.

Canesin, que acabara de entrar, puxou rápido contra-ataque pela direita, mas demorou para cruzar e acabou tocando errado. Ótima chance desperdiçada, aos 33 minutos.

No lance seguinte, Weverton tinha o controle da bola, mas despachou errado. Pedrinho ficou com a posse, passou pelo marcador e bateu forte. O chute explodiu na trave direita do arqueiro palmeirense!

Aos 46, Marcos Rocha cobrou lateral na área, Gómez ajeitou para trás e Zé Rafael chutou. A bola rebateu em Thiago Heleno e sobrou para Raphael Veiga que mandou para o gol. 1 a 0 para os visitantes.

Ficha técnica

Campeonato Brasileiro – 19/08/2020 – 4ª Rodada

Athletico 0 X 1 Palmeiras

Local: Arena da Baixada.

Horário: 19h30.

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN).

Cartões amarelos: Khellven, Wellington, Vitinho e Canesin (CAP).

Cartões vermelhos: – .

Gols: Raphael Veiga (46’ 2T).

Athletico: Santos; Khellven, Thiago Heleno, Lucas Halter e Abner Vinicius; Wellington, Richard (Marquinhos Gabriel) e Léo Cittadini (Canesin); Nikão (Geuvânio), Vitinho (Pedrinho) e Carlos Eduardo (Mingotti). TC: Dorival Júnior (Lucas Silvestre).

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Patrick de Paula, Gabriel Menino (Zé Rafael), Bruno Henrique (Ramires) e Lucas Lima (Scarpa); Rony (Veiga) e Luiz Adriano (Willian). TC: Vanderlei Luxemburgo.

Próximo confronto

O Furacão encara o Fluminense na Baixada (sábado, dia 22/08, às 16h00) e depois o São Paulo (quarta, dia 26/08, às 19h00) no Morumbi.

Saiba Mais



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…