6 set 2020 - 12h38

Baixada do Água Verde: 106 anos de história, pioneirismo e tradição completados neste domingo

Este domingo é especial para a história atleticana e do futebol paranaense. Há exatos 106 anos, no dia 06 de setembro de 1914, era inaugurada oficialmente a “Baixada do Água Verde”, o primeiro estádio de futebol do Paraná e casa do Internacional Foot-Ball Club, clube que deu origem ao Athletico.

A história do estádio começou dois anos antes, quando Joaquim Américo Guimarães, fundador do Internacional, fez o contrato de arrendamento com a família Hauer da chácara do Baixadão do Água Verde. Tempos depois, iniciou a construção das primeiras arquibancadas de madeira e cobertas no local, então utilizado basicamente para treinos e jogos contra equipes da cidade e proximidades.

Faltava a inauguração oficial, que aconteceu em 06/09/1914, num amistoso entre Internacional e Flamengo, já conhecido como “grande força do futebol do Rio de Janeiro” e que não encontrou dificuldades para golear o jovem time local por 7 a 1. O primeiro gol da história da Baixada foi marcado pelo atacante Alberto Borgerth, do Flamengo – ele marcou mais um gol na partida e completaram o placar Arnaldo, Píndaro, Bahiano, Galo e Julio Nascimento (contra). O gol de honra do Internacional foi marcado por Antonio Portes.

Hoje, quase 11 décadas depois, a moderna Arena da Baixada em nada lembra o antigo estádio, mas sua história de pioneirismo no futebol do estado e brasileiro se mantém, como o primeiro estádio com grama sintética e teto retrátil e um dos melhores do país. Um dos muitos motivos de orgulho de todo atleticano, que olha com especial carinho para suas glórias do passado e comemora os feitos do presente!

Relembre as reportagens da Furacao.com publicadas em setembro de 2014, celebrando o centenário do estádio Joaquim Américo Guimarães, ou como preferir: o Caldeirão da Baixada, a Baixada do Água Verde, a Arena da Baixada… palco preferido das nossas comemorações e exaltação do mais puro atleticanismo.

Baixada completa 100 anos como estádio mais moderno do país

As muitas caras do nosso Caldeirão

Primeiro jogo foi com o Flamengo, em 1914

Local foi alugado dois anos antes da inauguração

Relembre fatos históricos de 100 anos da Baixada

Saiba quem foi Joaquim Américo Guimarães



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…