28 out 2020 - 23h29

Vamos, Ó Meu Furacão…

O Athletico vive situação delicada no Brasileirão, na zona de rebaixamento. A equipe buscava reagir – eram oito jogos sem triunfos (três empates e cinco derrotas). Como mandante, não vencia há quatro partidas, vindo de duas derrotas consecutivas.

A turbulência rubro-negra se dá dentro e fora das quatro linhas. O elenco – outrora promissor – passou a desacreditado. Somado a isso, o Clube recebeu punição da FIFA e está impedido de efetuar novas contratações até julho de 2021.

E assim, em meio ao caos, o Furacão iniciou sua 24ª participação na Copa do Brasil, torneio no qual defende o título.

Pela frente o atual campeão continental que acumulava onze partidas de invencibilidade – oito vitórias e três empates.

As aclamadas mudanças estão acontecendo. Troca de Paulos: André foi embora, Autuori voltou.

O novo Head Coach, que precisou assumir provisoriamente o comando técnico da equipe, não pôde contar com muitos jogadores para o primeiro duelo das Oitavas: Jonathan e Vitnho (em recuperação de lesão); Pedro Henrique (lesão muscular na coxa); Khellven (com a seleção brasileira sub-20); Jorginho e Kayzer (não podem atuar por já terem defendido o Atlético-GO na competição) e Thiago Heleno (testou positivo para Covid-19) não foram relacionados.

Apesar do cenário desconfortável, apoio jamais faltará. Prova disso foi a torcida que reuniu-se nos arredores da Baixada e fez bonita festa para recepcionar e apoiar jogadores e comissão.

O prognóstico não é dos melhores, mas a partida desta quarta-feira pode representar o início de um novo ciclo – de recuperação – no temível 2020 do Athletico.

Os primeiros passos foram dados.

Confira como foi o jogo:

1º Tempo

Um lance de perigo para cada lado, com intervalo de um minuto. Aos 17, Everton Ribeiro fez bom passe para Isla que encontrou Pedro. Ele finalizou com muito perigo, à direita de Santos. Em seguida, Reinaldo fez fila pela esquerda, invadiu a área e rolou para Nikão – livre – finalizar por sobre o gol.

Aos 19, gol do Flamengo. Isla cruzou na cabeça de Pedro que ganhou dividida com Santos. A bola bateu no travessão e sobrou para Bruno Henrique empurrar para a rede.

O Athletico chegou com mais perigo aos 42. Walter soltou um petardo em cobrança de falta e Hugo espalmou. No rebote, Zé Ivaldo finalizou, mas a bola saiu à direita da meta.

2º Tempo

Boa chegada do Furacão. Aos 8 minutos, cobrança de escanteio para área e bola rebatida pela defesa. Nikão finalizou de primeira, no rebote, e a bola desviou em Léo Pereira e saiu.

Dois minutos depois, Nikão ganhou de Léo Pereira na dividida pela direita e rolou para Walter. Belíssima finalização da entrada da área e grande defesa do goleiro flamenguista.

Os visitantes responderam aos 13. Isla recebeu de Everton Ribeiro e cruzou para Pedro, livre, cabecear. Santos, bem posicionado, encaixou.

Athletico melhor na partida e dominando as ações. Após boa tabela e passe de Walter, Reinaldo invadiu a área e finalizou com categoria, rasteiro. Hugo fez milagre, desviou, a bola bateu na trave e voltou nas mãos do goleiro. Eram 18 minutos.

Aos 25, ótima oportunidade desperdiçada pelos cariocas. Após bobeada da zaga atleticana, Bruno Henrique achou Pedro na área. Ele finalizou e a bola saiu pela linha de fundo, muito perto da trave.

Pênalti para o Athletico, aos 31. Renê derrubou Cittadini; o árbitro revisou o lance no VAR e assinalou a penalidade máxima. Mas a noite era mesmo do arqueiro flamenguista. Walter bateu forte – à meia altura – e Hugo espalmou.

No lance seguinte, Isla armou o contra-ataque e lançou Bruno Henrique pela esquerda. Ele invadiu a área, cortou a marcação e bateu colocado. A bola tirou tinta da trave esquerda.

Ficha técnica

Copa do Brasil – 28/10/2020 – Oitavas de Final (1º jogo)

Athletico 0 X 1 Flamengo

Local: Arena da Baixada.

Horário: 21h30.

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG).

Cartões amarelos: Isla, Renê (FLA).

Cartões vermelhos: .

Gols: Bruno Henrique (19’ 1T).

Athletico: Santos; Erick, Zé Ivaldo, Felipe Aguilar e Azevedo (Abner); Richard (Lucho), Christian (Wellington) e Cittadini; Nikão, Reinaldo (Carlos Eduardo) e Walter (Fabinho). TC: Paulo Autuori.

Flamengo: Hugo; Isla, Noga e Léo Pereira, Filipe Luís (Renê); Thiago Maia, Arão e Vitinho (Daniel Cabral); Éverton Ribeiro, Pedro (Gustavo Henrique) e Bruno Henrique. TC: Domènec Torrent.

Próximo confronto

O Athletico retorna a campo no domingo, 28/10, às 16h00, contra o Sport, na Ilha do Retiro.

A partida de volta pela Copa do Brasil, no Maracanã, acontecerá no dia 04/11, às 21h30.

Pela Libertadores, o Furacão faz o primeiro jogo das oitavas de final contra o River Plate (ARG), na Arena, no dia 24/11, às 19h15.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…