20 abr 2021 - 15h42

Sul-Americana, aí vamos nós!!!

Finalmente chegou a tão esperada hora. Começa a Conmebol Sulamericana para o Rubro Negro!

Hora de esquecermos a acachapante derrota em casa sofrida pelos meninos do Aspirante, e voltarmos nossos olhos para mais uma competição internacional. E esta, nós conhecemos bem!

O Athletico tenta o bicampeonato da competição com uma equipe de poucos remanescentes de 2018. Santos, Thiago Heleno, Zé Ivaldo, Márcio Azevedo, Lucho González e Nikão são os únicos que ainda permanecem no elenco.

Experiência internacional que soma-se à juventude dos Piás do Caju nesta edição 2021.

Mesmo com as mudanças de regras (somente o primeiro colocado passa à segunda fase), o sorteio favoreceu bastante o Furacão, que enfrenta, na fase de grupos, o peruano Melgar, o venezuelano Metropolitanos, e o equatoriano Aucas, contra quem estreamos nesta noite, jogando na altitude de Quito.

 

Vamos conhecer um pouco mais nossos adversários?

 

SOCIEDAD DEPORTIVA AUCAS (EQUADOR)

Primeiro adversário do Athletico nesta Copa Sul-Americana, nesta terça-feira, “La Equipo de La Selva Amazonica” enfrenta grandes problemas institucionais, financeiros e de saúde neste momento.

Um surto de Covid-19 atingiu o clube equatoriano, e de acordo com a imprensa local, vinte jogadores ficaram afastados do elenco principal na última semana. Como o Campeonato Equatoriano de Futebol possui limite de inscrição de apenas 28 atletas, o Aucas entrou em campo no último dia 12/04 com apenas 07 jogadores para enfrentar o Barcelona de Guayaquil.

Não bastasse o surto de Covid, noticiou-se ontem a FALÊNCIA da Sociedad Deportiva Aucas, com oficialização da justiça equatoriana e ação de penhora, em razão de antiga dívida com um dos dirigentes do clube, que gira na faixa de R$ 1,2 milhões de dólares. As informações que chegam por vários periódicos, dão conta de que a polícia teria tomado vários bens do clube em ação de arresto ontem pela manhã no estádio Chillogallo.

Fragilizado por ambos os acontecimentos, o Aucas tem a seu favor a altitude de Quito (2.850m), a experiência do meia argentino Victor Figueroa (37 anos) – um camisa 10 à moda antiga, além do faro de gols do centroavante Francisco Fydriszewski, emprestado pelo Newell´s Old Boys.

O Aucas chega à fase de grupos após haver superado os conterrâneos do Guayaquil City.

 

Primeiro Confronto contra o Athletico: dia 19/04 – às 21h30

Local: Estádio Gonzalo Pozo Ripalda (El Chillogallo) – Quito, Equador

 

METROPOLITANOS FC (VENEZUELA)

Desconhecido do público brasileiro, o Metropolitanos FC, é bastante jovem. Foi fundado em 2011, com planos ambiciosos de ser um dos grandes do futebol venezuelano e participar de competições continentais. A primeira delas, a Copa Conmebol Sulamericana de 2021.

Conhecidos localmente como “Los Violetas”, o Metropolitanos manda seus jogos no Estádio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela, nos arredores de Caracas. O Estádio é poliesportivo: abriga também jogos de beisebol e rugby, e tem capacidade para 25.000 espectadores.

Sem grandes destaques individuais, o clube aposta na velocidade do seu ataque, especialmente nas jogadas conduzidas pelo meia colombiano Enrique Soto, e as finalizações do atacante argentino Tomás Pavone.

A passagem dos Violetas para a fase de grupos, foi adquirida após superarem em confronto local o Academia de Puerto Cabello, por 2×0 no último confronto em Caracas.

 

Primeiro Confronto Contra o Athletico: dia 28/04 às 19h15

Local: Arena da Baixada – Curitiba, Brasil

 

FOOT BALL CLUB MELGAR (PERU)

Apesar de pouco falado aqui no Brasil, o Melgar é um clube bastante tradicional, centenário, fundado em 1915 e disputa seus jogos na cidade de Arequipa no Peru, a 2.400m de altitude. Seu estádio (Monumental de UNSA) possui mais de 40.000 lugares e está aos pés do belíssimo vulcão El Misti, numa das paisagens futebolísticas mais impressionantes da América do Sul.

Porém, a tendência é que mande os seus jogos na Copa Sulamericana na capital Lima, e não em Arequipa. O que obviamente favoreceria o Athletico no que tange à logística de viagens.

Chamado de El Dominó, ou Los Rojinegros (rubro-negros), o Melgar é bicampeão nacional e possui 06 participações em Libertadores de Américas.

É talvez o clube que mais possa dar trabalho ao Athletico na fase de grupos da Sula.

Apesar da crise técnica e financeira que lamentavelmente atinge o futebol peruano, sua torcida, em tempos normais, é bastante presente e calorosa. Como referências técnicas da equipe, destacam-se o goleiro Carlos Cáceda, com passagens pela Seleção Peruana, o meia Alexis Arias e o centroavante argentino Bernardo Cuesta – grandalhão e referência na grande área.

Em confronto peruano, na eliminatória o Melgar eliminou o Carlos Manucci por 2×1 e garantiu sua passagem para a fase de grupos.

 

 

Primeiro Confronto Contra o Athletico: dia 04/05 às 21h30

Local: Indefinido (Lima ou Arequipa)



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…